Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Atividade física é aliada da longevidade e da autonomia depois dos 50 anos

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Com o aumento da expectativa de vida e a busca por mais qualidade nos anos maduros, cresce também a importância de incorporar o exercício físico na rotina após os 50 anos. Pesquisas recentes têm mostrado que a prática regular de atividades como musculação, caminhadas e corridas leves é uma das estratégias mais eficazes para manter a autonomia, prevenir doenças e preservar a saúde física e mental nessa fase da vida.

 

Estudos publicados nos últimos anos em periódicos internacionais, como The Gerontologist e BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation, apontam que a atividade física regular em pessoas acima dos 50 anos reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, melhora o metabolismo da glicose, preserva a força muscular e tem impacto direto sobre a saúde cognitiva e emocional. Um levantamento com adultos de 65 anos ou mais mostrou que aqueles que se exercitam há mais de duas décadas possuem melhor condicionamento cardiorrespiratório e menor percentual de gordura corporal em comparação aos sedentários. Outro estudo, focado na saúde mental, revelou que o exercício físico é capaz de diminuir sintomas de ansiedade e melhorar o humor, refletindo em maior disposição e qualidade de vida.

 

Para Bianca D’Elia, coordenadora técnica da Selfit Academias, uma das principais redes da América Latina, quando fazemos um treinamento sistematizado e bem orientado, o trabalho físico faz com que todo o sistema fisiológico funcione melhor e que a mente se mantenha mais equilibrada. “Vale ressaltar que o exercício, quando acompanhado por um profissional, pode ser ajustado às limitações e necessidades de cada pessoa, garantindo segurança e resultados consistentes”, afirma Bianca.

 

Além disso, praticar exercícios de forma regular ajuda a preservar a força, a mobilidade e o equilíbrio, fatores essenciais para a independência nas atividades cotidianas. Além dos benefícios fisiológicos, há ganhos sociais e psicológicos importantes: participar de aulas em grupo, caminhadas coletivas ou treinos supervisionados favorece a convivência, o pertencimento e o bem-estar emocional.

 

Ainda segundo a profissional de educação física, a regularidade é o principal segredo. “Para quem já ultrapassou os 50 anos, o mais importante é escolher uma atividade que possa ser mantida com frequência. A consistência — mais do que a intensidade — é o que transforma o exercício em um aliado do envelhecimento saudável”, explica.

 

Entre as modalidades mais indicadas estão o treino de força (musculação ou funcional), caminhadas, corridas leves e exercícios de mobilidade e equilíbrio. A combinação dessas práticas potencializa resultados e contribui para uma vida mais ativa e independente.

 

Mais do que um hábito, o exercício físico após os 50 anos é um investimento direto em saúde e longevidade. Seja em uma academia, em um parque ou mesmo em casa, o importante é dar o primeiro passo — e mantê-lo constante. Como mostra a ciência, o movimento é, de fato, o melhor remédio para envelhecer bem.

 

Sobre a Selfit Academias

Em 2012, os fundadores Nelson Lins e Leonardo Pereira inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 200 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos. 

 

Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024 e 2025, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.  

Mais informações: www.selfitacademias.com.br

 

Fiocruz inicia testes para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Leia Mais

Fiocruz inicia testes para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal

Freepik Leia Mais

Whey no café da manhã: os benefícios de começar o dia com proteína

Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial Leia Mais

Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial

MS aprova parcerias para produção de medicamentos destinados ao SUS Leia Mais

MS aprova parcerias para produção de medicamentos destinados ao SUS

Freepik Leia Mais

O papel dos anti-inflamatórios de rápida ação no dia a dia dos brasileiros

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.