7ª Guarulhos Run Kids reforçou inclusão esportiva de crianças com síndrome de Down e reuniu famílias em evento marcado por integração e acolhimento

7ª Guarulhos Run Kids reforçou inclusão esportiva de crianças com síndrome de Down e reuniu famílias em evento marcado por integração e acolhimento

Livia
4 min p/ ler 4.7k já leram
Créditos: divulgaçãoCréditos: divulgação

Com personagens, brincadeiras e participação familiar, corrida celebrou inclusão e desenvolvimento infantil

Guarulhos, dezembro de 2025 – A 7ª edição da Guarulhos Run Kids, organizada pela ONG Minha Down é Up, reuniu famílias, instituições e voluntários em um evento dedicado à inclusão esportiva de crianças com síndrome de Down. Dra. Paula Approbato de Oliveira, Doutora em Ciências e especialista em Neuropsicologia pelo IPq-FMUSP, compareceu com sua equipe e com Maurício Marx, presidente da ONG Instituto Véio Zuza levando personagens como Batman, Mulher-Gato e Abelhinha, que interagiram com as crianças e seus responsáveis ao longo do dia.

A presença dos personagens e do Batmóvel proporcionou momentos de fantasia e acolhimento. “Receber os sorrisos e os abraços apertados das crianças realmente não tem preço. É muito pouco o que fazemos diante do impacto que vemos nos resultados”, afirmou o presidente do Véio Zuza. Dra. Paula Approbato afirma ser importante levar com simplicidade o acolhimento, olhar e toque às famílias e crianças atípicas.Durante o evento, pudemos levar alegria para cada família e criança, os verdadeiros heróis por enfrentarem diariamente as dificuldades da neurodivergência”, ressalta a especialista. 

Anderson Ferraz, fundador da ONG Minha Down é Up, e organizador do evento, acompanhou a corrida com todos grupos etários, trajado de Capitão América. Segundo ele, acompanhar de perto a evolução das crianças ao longo das edições é uma experiência transformadora. “Ver crianças que estão conosco desde a primeira corrida superando desafios e ganhando autonomia é algo que não consigo descrever. Começamos sem recursos, apenas com vontade e amor pela causa, e hoje vemos famílias inteiras celebrando cada conquista. Quando uma criança que tantas vezes é subestimada cruza a linha de chegada e recebe o aplauso de todos, entendemos que vale a pena. É a inclusão acontecendo diante dos nossos olhos”.

O evento também contou com a participação de famílias que acompanharam a corrida desde as primeiras edições. Flávio, participante e pai da pequena Fernanda, destacou o papel da iniciativa na construção de vínculos e no estímulo à participação contínua: “Minha filha espera o ano inteiro pela corrida. Aqui, ela aprende que todos ganham, todos participam, todos pertencem. Isso é inclusão na prática”.

Esporte como ferramenta de inclusão: pesquisas reforçam impacto positivo

Pesquisa publicada no portal Saber Aberto demonstra que atividades esportivas desempenham papel fundamental no desenvolvimento social e motor de crianças com síndrome de Down. Uma revisão bibliográfica que analisou pesquisas publicadas entre 2012 e 2025 identificou que práticas regulares de educação física contribuem significativamente para a inclusão e para a interação entre alunos com e sem deficiência.

Outro estudo de caso conduzido pela Unicamp reforça que o esporte, quando adaptado e orientado por políticas inclusivas, favorece a participação ativa de crianças com síndrome de Down e melhora a interação com colegas e educadores.

Essas evidências dialogam diretamente com o propósito da Guarulhos Run Kids, que promove não apenas atividade física, mas também convivência, autoestima e senso de pertencimento. 

Famílias e instituições destacam sentimento de pertencimento

A psicóloga Lilian Approbato, presente no evento, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento de redes de apoio entre famílias, educadores e instituições dedicadas ao desenvolvimento de crianças atípicas. “Foi muito importante reunir famílias e instituições em um evento que promove esporte e saúde. Conversando com educadores das Casas André Luiz e com pais, ficou claro que essa corrida garante um lugar de pertencimento dentro de uma sociedade que ainda engatinha nas práticas inclusivas”, afirmou.

Além de integrar as atividades do evento, Dra. Paula Approbato escreveu o e-book “Caminhando Juntos”. O objetivo do material é orientar famílias sobre inclusão, desenvolvimento e convivência com crianças atípicas e tem sido utilizado como apoio por pais e educadores que buscam ampliar práticas inclusivas no cotidiano.

O sentimento de pertencimento foi reforçado por famílias que participam da corrida há várias edições, destacando a criação de um ambiente seguro e acolhedor, no qual todas as crianças são incentivadas a participar independentemente de seu desempenho. Além das atividades esportivas, o evento ofereceu brincadeiras, distribuição de brindes, sorvetes e medalhas para todas as crianças, reforçando o caráter não competitivo e celebrativo da ação e fortalecendo a experiência de comunidade entre os participantes.

Sobre a Guarulhos Run Kids

Criada para incentivar a inclusão por meio do esporte, a Guarulhos Run Kids se consolidou como um dos principais eventos da região voltados para crianças com síndrome de Down e outras condições que demandam atenção especial. A cada edição, cresce o número de famílias participantes e de instituições envolvidas. A Dra Paula Approbato parabenizou a equipe: “patrocinadores de peso, equipe organizada e empenhada, além de muita alegria e afeto. O evento me surpreendeu e foi uma experiência gratificante; mostrou que o trabalho do psicólogo vai muito além do tradicional consultório”.

Para acompanhar o evento, acesse o Instagram da Dra. Paula Approbato de Oliveira, do Instituto Véio Zuza e do Minha Down é Up

http://www.paulaapprobato.com.br/ 

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 22
Kkkk 23
Triste 5
Raiva 8

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.