Um bom salário pode até incentivar a entrada de um talento em um uma empresa, no entanto, apenas valorização de competências, flexibilidade, bem-estar e um plano de carreiras podem causar a permanência. É isso que afirma João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos. O empresário, que além de comandar uma das principais empresas de treinamentos online do Brasil, também contribuiu para a formação de 80 mil profissionais, acredita que as organizações estão cada vez mais atentas aos bons colaboradores, mas estes precisam aprender a mostrar quão essenciais são.
“O quiet quitting, que consiste no funcionário trabalhar o mínimo necessário por não se sentir valorizado, é um problema mundial. Sem falar que a taxa de demissões voluntárias aumentou, porque há uma busca pelo protagonismo da própria vida. Sendo assim, gestores e o setor de RH de grande parte das empresas estão trabalhando a cultura organizacional de perto para atrair e reter bons colaboradores”, diz João.
De acordo com ele, essa realidade impulsiona promoções e valorizações no ambiente corporativo. Afinal, são as pessoas que trabalham para uma empresa que afetam diretamente a obtenção de melhores resultados e atingimento de metas. “Essa é a hora de mostrar todas as habilidades e se posicionar como um funcionário de destaque”, enfatiza.
Pensando em contribuir com quem deseja receber reconhecimento pela função desempenhada e traçar uma jornada profissional de sucesso na empresa, João separou uma lista com seis dicas. Confira!
- Entenda a realidade da empresa
Embora grande parte das empresas trabalhem a marca empregadora e cultura organizacional, nem todas seguem uma política de recompensas por mérito. “É importante ter atenção e analisar um todo, porque seguir as dicas não será o bastante, caso o plano de carreiras da organização seja inexistente. O primeiro passo é sempre analisar o cenário corporativo para entender até onde ir. E se não há espaço para crescimento, o talento deve procurar uma empresa em que possa crescer”, destaca.
- Faça a autogestão dos processos
Gestores estão constantemente preocupados em otimizar processos e identificar etapas que precisam ser aprimoradas. Segundo João, uma das alternativas para chamar atenção é inverter o papel: o colaborador encontra as falhas e oferece soluções.
“A quebra de expectativa acontece de uma maneira positiva e o que sai desse padrão comportamental chama atenção. A dica é fazer uma reflexão sobre como as tarefas podem ser feitas com mais qualidade em menor tempo e apresentar as alternativas. Com o tempo, o gestor percebe que pode confiar no funcionário e começa a propor mais desafios e responsabilidade”, pontua.
- Antecipe as demandas
É importante identificar padrões no trabalho. Se o colaborador entende que algo acontece com determinada frequência, pode e deve estudar maneiras de melhorar os processos ou até realizar antes do tempo.
Mas, mais do que isso, antecipar as demandas deve funcionar como um todo. “Se, por exemplo, a empresa estiver prospectando negócios que envolvam a atividade portuária, pode estudar sobre a área para, quando o desafio surgir, conseguir concluir sem maiores dificuldades”, explica.
- Saiba aproveitar o tempo livre
Outro conselho de João é aproveitar os eventuais tempos vagos para estudar programas que ajudem a analisar o cenário da empresa como um todo– tais como Power BI e Excel.
Aplicar os conhecimentos obtidos ajudam a ter uma visão estratégica de toda a área de atuação e a planejar próximos passos. Os insights, se compartilhados, podem ajudar a construir a reputação junto ao gestor.
- Aprenda o poder do visual em atividades corporativas
Existe uma enorme negligência do aspecto visual das entregas dentro do mundo corporativo. Muitos colaboradores focam toda a energia na parte técnica e ignoram completamente o aspecto visual de apresentações e relatórios.
“Nos últimos anos, o que mais vi foram liderados com uma capacidade analítica fraca ou medíocre sendo reconhecidos simplesmente por causa da preocupação visual de suas entregas – na hora de apresentar um projeto ou uma análise para sua equipe, enquanto pessoas com capacidade analítica brilhante foram ofuscados simplesmente porque achavam que fazer uma apresentação bonita é bobeira e que só os números importavam mais”, compartilhou.
Portanto, conforme João, qualquer colaborador que deseje chamar a atenção do seu gestor precisa aliar o conhecimento técnico com a preocupação de como apresentar suas ideias, análises e teorias. “Aprenda a fazer apresentações. Pode ser em PowerPoint, Canva ou onde preferir. Conteúdos interessantes sobre como criar apresentações poderosas estão a disposição na Internet. Também vale a pena estudar sobre linguagem corporal, oratória, storytelling e outras competências relacionadas para aperfeiçoar as defesas de argumentos exposto”,
- Entenda que tudo leva tempo
As promoções acontecem com base na confiança do gestor. Conforme for mostrando que pode contar no desempenho de tarefas completas e para insights relacionados, novos desafios irão surgir (como uma promoção), assim como uma recompensa salarial adequada.
SOBRE A HASHTAG TREINAMENTOS
A Hashtag Treinamentos surge após o então estudante de Engenharia de Produção João Paulo Martins perceber a dificuldade dos colegas de faculdade em utilizarem o programa Excel. Reuniu a demanda do mercado pelo conhecimento do programa com a paixão por ensinar, e em 2015 fundou a empresa em Niterói (RJ). Em 2016, com a chegada do sócio João Paulo Lira à Hashtag Treinamentos, a empresa passou para o digital e ampliou a área de atuação: além de Excel e de terem criado o maior canal sobre o tema com mais de 1 milhão de inscritos, hoje a empresa oferece cursos também nas áreas de programação e ciência de dados.