Conecte-se conosco

Negócios

5 sinais de alerta sobre a saúde financeira de uma empresa; especialista dá dicas

Publicado

em

Brasil é o quarto país que mais empreende; especialista lista quais aspectos devem ser observados nas finanças do negócio

Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada em 55 países mostrou que o brasileiro é o quarto povo que mais empreende. A estimativa é que quase 40% dos adultos no Brasil tenham um negócio próprio. Neste contexto, a saúde financeira de uma empresa se torna um assunto fundamental para boa parte da população. Hugo Mathecowitsch, CEO da a55, fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia e receita recorrente, elencou cinco sinais de alerta que devem ser observados nas finanças de qualquer negócio.

“Alguns sinais são bem claros para o empreendedor, como o faturamento abaixo do esperado e o acúmulo de dívidas, por exemplo. No entanto, existem outros pontos importantes para se atentar, incluindo a falta de processos automatizados, que também pode dificultar a visualização da saúde financeira da empresa”, explica Mathecowitsch.

Veja abaixo os cinco aspectos que devem ser observados:

Liquidez

A liquidez é a capacidade da empresa em arcar com todas as suas despesas e manter sua operação. Se a empresa tem mais despesas do que receita, significa que ela tem baixa liquidez. Para ficar alerta e calcular a liquidez da sua empresa de forma simples, é necessário relacionar tudo que você tem para receber no curto prazo, dividido pelas suas despesas (no mesmo período). Veja abaixo:

De acordo com Mathecowitsch, se o resultado final for 1 ou mais, a liquidez da sua empresa está equilibrada.

Fluxo de caixa irregular

O fluxo de caixa representa todas as entradas e saídas de valores da empresa, ou seja, é sua movimentação financeira em um determinado período, que pode ser diário, semanal ou mensal. Um dos fatores para garantir uma boa saúde financeira da empresa é justamente manter o fluxo de caixa regular e progressivo. Segundo Hugo, é um ponto importante de alerta, especialmente se o fluxo está irregular.

O acompanhamento facilita a tomada de decisão, além do planejamento financeiro da empresa. Por isso, é importante registrar todas as contas, despesas, pagamentos, vendas, dívidas, valores a receber, enfim, toda a movimentação.

Endividamento

Os atrasos são outro outro ponto de alerta que diz muito sobre a eficiência da sua saúde financeira. É importante saber se todos os pagamentos da empresa estão em dia. Ficar atento aos endividamentos é importante não só para evitar o acúmulo de dívidas, como para identificar quanto seu negócio está utilizando de recursos próprios para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, por exemplo, e quanto é derivado de financiamentos (se utilizado para completar o capital de giro).

Faturamento abaixo do esperado

Por mais simples que seja o controle financeiro da sua empresa, é possível ter uma visão de quanto deve ser a sua média de faturamento mensal. Se a média está ficando abaixo do esperado com frequência, também é mais um sinal que faz com que seja importante você olhar com mais atenção para a saúde financeira do seu negócio.

“Isso pode acontecer por inadimplência dos clientes, poucas vendas, altos custos ou outros fatores. Neste caso, é necessário fazer uma análise detalhada para identificar a origem do baixo faturamento e traçar metas para mudar o cenário”, explica Mathecowitsch.

Processos não automatizados

Por último, um sinal de alerta sobre a saúde financeira da empresa que nem sempre é tão óbvio, mas é importante, é a falta de processos automatizados. A automatização de processos, especialmente financeiros, pode ajudar na redução de tarefas manuais e de erros, além de colaborar com a diminuição de custos.

“A falta de automatização pode deixar passar informações importantes sobre a saúde financeira do negócio. O empreendedor pode usar a tecnologia a seu favor para aprimorar processos que ainda são feitos manualmente, como o próprio controle de fluxo, e direcionar os colaboradores para funções ainda mais estratégicas dentro da empresa”, finaliza Hugo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA