O Google Ads é uma das plataformas de anúncios com melhores retornos sobre investimento, já que é bem mais fácil fazer uma venda por ela, pelo público já conhecer a sua dor.
É possível dizer que a pessoa já tem um conhecimento da “dor”, pois foi ela mesmo que fez a pesquisa.
Enquanto no Facebook, por exemplo, a pessoa não busca por aquele conteúdo, ele aparece no feed.
Então, saiba que se você prefere anunciar na rede do Mark Zuckerberg, não tem problema algum, só terá mais trabalho para apresentar a “dor” que o cliente muitas vezes nem sabe que tem e, ainda apresentar o seu produto como solução para ela.
Essa e outras vantagens em relação à concorrência fazem com que os anunciantes aloquem verba no Google Ads. Mas nem sempre é possível obter o resultado desejado.
Neste artigo vamos dar 5 dicas para que você possa otimizar suas campanhas no Google Ads, tendo assim mais resultados. Continue acompanhando!
1. Utilize ferramentas para planejar suas palavras-chave
Existem vários softwares como Semrush, SE Ranking e Ahrefs que ajudam a descobrir palavras-chave que tenham um bom alcance e até mesmo as usadas pela concorrência.
Utilizar essas ferramentas é ótimo não só para abrir um “leque de oportunidades”, mas também permitindo direcionar melhor os anúncios, atingindo o público certo.
Vale pontuar que tanto para você que está iniciando, quanto para quem já tem experiência no assunto é fazer cursos de mkt digital para aprender mais sobre a plataforma de anúncios.
Afinal, se uma empresa do seu setor, que tem presença forte no digital, e deve ter bons resultados anunciando, existe uma grande chance da palavra-chave que ela usar, for justamente as buscas que o seu público faz.
2. Crie várias Landing Pages
Se você acredita que o Google só leva em consideração o lance da palavra-chave para saber quem ranquear nas primeiras posições, está errado. O Google e até mesmo o Facebook, buscam por anúncios de qualidade e por isso investem em IA que avalia se o site tem a ver com o que você está dizendo no anúncio.
E é por isso que você deve fazer Landing Pages diferentes a cada grupo de palavras-chave, segmentando bem essa parte. Por favor, não vá mostrar uma Landing Page de advogado trabalhista para quem buscou apenas por advogado. Mostre exatamente o que a pessoa buscou.
3. Seu anúncio chama atenção?
O problema pode estar no seu anúncio. Da mesma forma que a Landing Page precisa ter a ver com a busca, o anúncio mostrado também. Analise se você está chamando a atenção da sua persona, se a linguagem está adequada e se
3. Cuidado com os horários
Para quem tem pouca verba, essa dica aqui vale ouro. O final de semana não é a ocasião que a maior parte das pessoas decidem sobre comprar ou não algo, ainda mais se o produto que você vende é para empresas.
Por isso, concentrar a verba nos dias úteis e horários comerciais pode ser o mais adequado para a maior parte dos anunciantes.
4. Teste as conversões
Um problema bem comum é a pessoa ver bons resultados nos dados que o Google oferece para o anunciante ir acompanhando o desempenho da campanha, mas na prática não chegou muitas mensagens ou não saiu muitas vendas.
A dica aqui é testar as conversões vendo se elas estão contabilizando certinho, e caso não esteja, busque pelo suporte que o Google oferece ou pesquisar por tutoriais na internet. O próprio Google oferece uma consultoria de até 1 hora que ajuda os anunciantes no cadastramento das conversões.
5. Você está pensando no potencial cliente que acessa pelo celular?
Hoje, a maior parte dos cliques vem dos dispositivos móveis e por isso é importante se certificar que a experiência para o usuário mobile está ok. A importância dos mobile é tão grande que existe um conceito chamado “mobile first” que as empresas devem pensar sempre, primeiro, nos usuários de celular.
Isso vale para o site, landing page e para os anúncios. Inclusive, tenha uma oferta no leilão de custo por clique diferenciada para o móbile, em relação ao de computador.
Conclusão
Fazer uma campanha de marketing digital dar certo não é fácil. É preciso ter resiliência, para não desistir e testar bastante. Afinal, uma pequena mudança pode fazer bastante diferença.
Então, se você pretende trabalhar na área ou precisa entender essas ferramentas, recomendamos que você aprofunde seu aprendizado no assunto, de forma a conhecer diferentes estratégias de marketing digital, entendendo bem das plataformas que sempre estão mudando.