As comemorações de fim de ano trazem uma movimentação positiva no mercado de trabalho. Estima-se que até dezembro sejam criados 94,2 mil postos de trabalho no varejo, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, para suprir as demandas de Black Friday e fim de ano, são 7.833 vagas abertas.
“Com a aproximação do Natal, a previsão é de ainda mais oportunidades, já que esta é a melhor data para o comércio brasileiro, o que estimula a contratação não apenas para o varejo, mas também para indústria e logística” afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.
Confira as dicas da especialista para se recolocar no mercado de trabalho, neste final de ano:
- Aproveite as oportunidades temporárias
O trabalho temporário tornou-se um ponto forte para estímulo da economia e é a porta de entrada para quem está em situação de desemprego.
“Aconselhamos o candidato a aceitar a oportunidade temporária, pois é um caminho para vaga efetiva. O mercado está utilizando essa modalidade, com muito mais força, para se reorganizar após a pandemia devido à instabilidade econômica causada por ela. Na Luandre, a média é de 40% de contratação efetiva de temporários”, explica Gabriela.
- Aposente o papel e economize no transporte
O CV em papel tem sido cada vez menos utilizado, principalmente neste período de pandemia, dando lugar ao cadastro online, por sites e aplicativos. Dessa forma, seu currículo poderá ser visto de forma mais ágil pelos recrutadores que realizam a seleção por meio de sistemas que dão celeridade a esse processo.
Gabriela ainda ressalta a importância de manter as redes sociais corporativas atualizadas – “hoje o processo de recrutamento também pode incluir a análise de perfis em redes como LinkedIn. Por isso é importante que o candidato mantenha seu perfil profissional nessa rede atualizado”, diz.
- Verbalize que está em busca de emprego
Verbalizar para conhecidos que está em busca de emprego é uma tarefa fácil, mas que poucos fazem. “Muitas vezes, o candidato deixa de falar que está em busca de emprego por vergonha, mas essa pode ser uma forma das pessoas lembrarem dele quando virem vagas disponíveis”, diz Gabriela.
- Aproveite para se especializar
Especializações são fundamentais para uma carreira profissional de sucesso e para se destacar em uma entrevista de emprego.
“Com a pandemia, plataformas de cursos online passaram a oferecer especializações gratuitas ou a preços acessíveis. Essa é uma ótima maneira de se preparar e se destacar ante os demais candidatos”, diz a especialista.
- Se destacando na entrevista
Quando receber o contato para a entrevista, reserve um tempo e pesquise sobre a empresa. Os dados mais relevantes podem ser buscados no site ou nas redes sociais da empresa.
Para a especialista, o candidato deve buscar entender qual o DNA da empresa (mais tradicional ou descontraída) e com qual profissional será a entrevista (o dono ou um analista, por exemplo). Cada caso pede uma vestimenta e um comportamento diferente, pois quem está avaliando também terá percepções distintas.
“O diferencial é falar sobre si próprio e demonstrar como suas habilidades podem colaborar com as ações e resultados da empresa” explica Gabriela.
A Luandre oferece hoje 7.833 vagas, entre temporárias e efetivas. Os candidatos podem se cadastrar pelo site candidato.luandre.com.br.