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5 dicas para alfabetização no ensino fundamental

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5 dicas para alfabetização no ensino fundamental
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Ser professor no Brasil nunca foi uma missão fácil. Estar diariamente na linha de frente do processo de desenvolvimento das nossas crianças é uma tarefa árdua, cansativa, mas sempre gratificante. Nesse sentido, muitos professores do ensino fundamental vêm buscando alternativas para aprimorar a sua prática pedagógica durante os anos iniciais do ensino fundamental

Segundo dados do  Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) divulgados em 2018, 29% da população brasileira se enquadra nas categorias de analfabetismo e/ou analfabetismo funcional, tendo dificuldades para ler e compreender textos ou assimilar conceitos matemáticos. Essa triste realidade se dá graças à falta de investimento público na seara educacional.

Desse modo, não é preciso ir muito longe para encontrar educadores que vão diariamente contra esse sistema e buscam reverter essa realidade dentro das suas escolas e comunidades. Pensando nisso, trazemos hoje 5 dicas valiosas para você usar durante a fase de alfabetização do ensino fundamental. 

Se interessou? Então não perca tempo! Venha conosco e confira agora mesmo!

1 – Respeite o processo individual 

O aprendizado é um processo gradual e individual. Desse modo, é de extrema importância que o profissional entenda e respeite o processo de desenvolvimento de cada estudante, adequando as aulas e a metodologia às suas necessidades e dificuldades. 

Além disso, vale lembrar que a comparação nunca deve ser uma ferramenta de ensino. Cada indivíduo tem o seu tempo e a sua dinâmica própria que deve ser respeitada e trabalhada pelo educador no momento do ato de ensino-aprendizagem.

2 – Incentive a leitura como um hábito

Muitas vezes a leitura, no ambiente escolar, é tratada como um fardo, uma obrigação, uma atividade monótona e desgastante. Entretanto, sabemos que este é um dos melhores hábitos que podem ser desenvolvidos na infância. Por isso, fazer questão de expor à sua turma como a leitura pode ser uma atividade prazerosa de se realizar é de extrema importância.

Apresenta os mais diversos gêneros literários possíveis (de acordo com a faixa etária da turma, é claro) e mostra como esta atividade, além de benéfica para o desenvolvimento escolar, pode ser um verdadeiro hobby prazeroso e lebbe para se fazer no dia a dia.

3 – Use a tecnologia ao seu favor

Muito se fala sobre os malefícios trazidos pela tecnologia ao processo de ensino-aprendizado. Entretanto, por que não pensar nos benefícios que os avanços tecnológicos trazem para alunos e professores? Já existem e estão disponíveis centenas, senão milhares, de ferramentas virtuais que contribuem grandemente para o desenvolvimento durante a fase de alfabetização.

Desde jogos e brincadeiras virtuais, até lousas interativas, mecanismos de inteligência artificial e muito mais.Todas essas ferramentas, se utilizadas da forma correta e alinhadas a um plano de aula assertivo e eficaz, podem ser de enorme valia para o processo de alfabetização.

4 – Elabore tarefas lúdicas

A ludicidade pode ser a palavra chave para revolucionar a sua prática pedagógica durante o período de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Muitas crianças possuem dificuldade em assimilar o que é aprendido em sala de aula e correlacionar os conceitos com a realidade. 

Por isso, recomendamos o uso de atividades lúdicas e práticas para aumentar a capacidade de associação dos estudantes. Tarefas manuais, sensoriais, são capazes de atuar diretamente no psicomotor e no cognitivo dos pequenos, facilitando o processo de entendimento e conexão. 

Além disso, as tarefas tradicionais costumam ter um caráter mais monótono e “quadrado”, dificultando a atração da atenção para a realização das atividades. Desse modo, o uso de tarefas lúdicas pode ser o seu maior aliado neste momento tão importante. 

5 – Alinhe o seu plano pedagógico com as famílias

Muitas famílias já entendem a necessidade da integração família-escola durante o processo de alfabetização. Entretanto, é de extrema importância ressaltar essa necessidade. O processo de aprendizado não é linear e, tampouco, padronizado. Por isso, é indispensável que as famílias caminhem lado a lado dos professores e demais profissionais da educação envolvidos neste momento,

Além disso, o incentivo familiar pode (e costuma) ser um dos maiores combustíveis para os pequenos. Crianças com apoio familiar costumam se desenvolver mais rápido e de forma plena. Por isso, você, professor ou professora, precisa alinhar o seu planejamento pedagógico com as famílias e mostrar-lhes a importância de sua participação em todo este processo.

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