Conheça o modo de preparo de quatro refeições para garantir a alimentação da semana com criatividade
As refeições da semana, famosas marmitas, são ótimas opções para quem não gosta de comer fora ou deseja ter controle sobre sua alimentação. Nesse sentido, embora pareça uma tarefa simples, inovar nas receitas para as marmitas semanais pode ser um desafio, uma vez que as opções são múltiplas e demandam criatividade.
Porém, com um cardápio programado e as receitas escolhidas, preparar as marmitas pode ser divertido, além de garantir novidades para a semana inteira. Confira, então, quatro receitas saborosas e diferentes para inovar:
Rocambole de carne
Trata-se de uma receita que rende bastante, então é necessário adequar as medidas à quantidade de marmitas pretendidas. Para prepará-lo, deve-se escolher uma carne moída, patinho, por exemplo, e, em uma tigela, misturá-la com temperos secos, um ovo, queijo de sua preferência, azeite e farinha de rosca. Após isso, deixe-a descansar por vinte minutos.
Depois é só espalhar a mistura em papel manteiga, recheá-la com queijo (muçarela e parmesão são boas opções) e enrolar o rocambole, mantendo uma camada fina. Feito isso, pincelar manteiga na superfície e levar ao forno pré-aquecido em duzentos graus por quarenta minutos.
Carne salteada com purê de abóboras e arroz
Para essa receita, é necessário descascar a abóbora, cortá-la em pedaços uniformes e cozinhá-la em água com sal. Quando estiver pronta, amasse os pedaços até formar um purê uniforme, adicione manteiga, mel, sal e pimenta, e misture bem.
Em seguida, cozinhar o arroz e preparar a carne de sua preferência em uma frigideira com óleo de canola. Quando ambos estiverem prontos, é só montá-los juntos ao purê de abóboras na marmita.
Salada de quinoa com abacate e camarão
Os ingredientes para essa receita envolvem camarão descascado, quinoa cozida, pepino cortado em cubos, abacate fatiado, azeite, manteiga, alho picado, pimenta caiena, entre outros. O primeiro passo é cozinhar a quinoa de acordo com as instruções da embalagem e acompanhar o processo.
Após isso, é necessário misturar o abacate já separado em cubos, juntamente da quinoa cozida e do pepino cortado; refogar na manteiga e no alho picado, sem deixar de temperar a mistura com azeite, adicionando pimenta para fechar a refeição.
Espaguete de abobrinha com almôndegas de peru
Primeiro, é necessário cortar as abobrinhas em forma de espaguete, temperar as almôndegas de peru com as especiarias escolhidas, depois misturar em uma panela o molho de tomate e as almôndegas, a fim de refogá-las, e por último, acrescentar o espaguete de abobrinha até ficar al dente.
Depois, é necessário formar almôndegas com a massa de peru já cuidada, cozinhá-las até ficarem douradas por todos os lados, retirá-las da frigideira e reservá-las. Após isso, basta sobrepor as almôndegas de peru sobre o espaguete de abobrinha e servir.
É preciso, sobretudo, focar na diversidade das marmitas semanais, variando os cardápios e abusando da criatividade para preparar refeições mais atraentes. As combinações para montar as marmitas são diversas, mas é importante considerar os carboidratos, as proteínas e os vegetais. Os carboidratos podem incluir massas, pão, arroz, mandioca e entre outros.
Para garantir as proteínas, vale considerar as receitas com carne, que podem ser bastante diversificadas. Para os vegetais a escolha pode variar desde brócolis até espinafre, couve e entre outros. O ideal é sempre fazer essa mescla para garantir uma alimentação equilibrada.