Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

24% das mulheres negras em Portugal sofreram violência obstétrica no parto, diz estudo

Publicado

em

Por

Mae Negra Levando O Carro De Seu Filho
Foto: Divulgação

Um recente estudo realizado em Portugal pela Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal (Samanepor), destacou preocupantes índices de violência obstétrica sofrida por mulheres negras e afrodescendentes durante a gravidez e o parto. Esta pesquisa, conduzida em parceria com o Foco Saúde, referência em saúde em Angola, revelou que mais de um quinto das mulheres negras inquiridas afirmou ter vivenciado situações de violência obstétrica, frequentemente associadas à raça, idade e condição social.

O estudo mostrou que, apesar da maioria das inquiridas ter relatado sentimentos positivos durante a gravidez, aproximadamente 10,7% delas não se sentiram respeitadas pelos profissionais de saúde durante a gestação, enquanto cerca de 33,5% se sentiram humilhadas e 41,1% negligenciadas.

De forma alarmante, 21,4% das mulheres inquiridas afirmaram ter sido vítimas de “violência obstétrica relacionada com questões de raça/etnia, idade, condição social ou outros fatores” durante a gestação. Esses números refletem o impacto negativo de estereótipos e preconceitos arraigados na sociedade.

O estudo também revelou que a violência obstétrica persistiu durante o parto, com 23,4% das mulheres inquiridas sentindo-se negligenciadas, 19,7% relatando falta de respeito e 17% afirmando terem sido humilhadas. Nesse contexto, 24% das participantes do estudo relataram ter sofrido violência obstétrica relacionada a questões de raça, etnia, idade ou condição social durante o parto.

Embora muitas das mulheres inquiridas possuam ensino superior completo (60,8%) e empregos formais (83,5%), os resultados indicam que houve falta de informação sobre as opções de tipos de parto para metade delas. Além disso, a maioria não foi questionada sobre a posição de parto de sua escolha, e 84,4% não tiveram um acompanhante de sua escolha em algum momento do trabalho de parto.

O neurocientista brasileiro, Fabiano de Abreu Agrela, PhD em Neurociências e representante do Foco Saúde para lusofonia, da Câmara do Comércio portuguesa e da Casa do Brasil, Terras de Cabral, enfatiza a importância do bem-estar da mãe para o neurodesenvolvimento do filho. Ele enfatiza que, para além das considerações humanitárias evidentes, a falta de preparo demonstrada por alguns profissionais de saúde durante a gestação e o parto pode ter consequências profundas, “O correto cuidado e manutenção da homeostase materna se refletem em crianças saudáveis, enquanto problemas durante esse período resultam em maiores custos públicos e podem prejudicar o desenvolvimento da nação”, afirma Agrela.

O estudo destaca a necessidade de conscientização e ação para garantir um tratamento igualitário e respeitoso durante a gravidez e o parto, independentemente da origem étnica ou social das mulheres.

Sobre Dr. Fabiano 

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

https://www.freepik.com/free-photo/young-male-psysician-with-patient-hospital_6190115.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=84200e7a-3bc2-49c2-9ff6-31b25e6051c9&query=consulta+medico Leia Mais

Atestado médico online: como conseguir com segurança

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.