Home Tecnologia 1 ano de ChatGPT: Saiba como a inteligência vai moldar as operações do e-commerce
Tecnologia

1 ano de ChatGPT: Saiba como a inteligência vai moldar as operações do e-commerce

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 14 à(s) 11.09.21 6f29de5e
Foto: Divulgação
Envie

No seu aniversário de um ano, o ChatGPT já chamou muito a atenção da internet. A tecnologia, movida por inteligência artificial, funciona como um chatbot autônomo, capaz de fornecer respostas rápidas e complexas, semelhantes às de um ser humano, após receber uma pergunta. O sucesso da plataforma foi tão rápido que o mesmo já acumulava mais de 1 milhão de contas cadastradas em menos de uma semana de operação, em novembro de 2022.

Para além do entretenimento e da curiosidade que a plataforma desperta nos usuários, o ChatGPT se destaca como uma tecnologia disruptiva em potencial, que deve mudar o mundo dos negócios, especialmente no e-commerce.

“O ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados, que possibilitará entender e responder às necessidades dos consumidores com mais precisão.”, revela Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.

Enquanto essa tendência ainda não é usada por todos os comércios eletrônicos, o mercado já acompanha de perto as movimentações da plataforma que tem potencial para revolucionar a maneira como interagimos e compramos. Avaliando esse cenário, Lucas Colette aponta as principais projeções do ChatGPT para o e-commerce:

Otimização de recomendações de produtos na loja virtual

O ChatGPT é capaz de otimizar a jornada de compra do consumidor no comércio eletrônico. A ferramenta tem o potencial de gerar recomendações de produtos baseadas no histórico de compras feitas pelo cliente na internet. “Com isso, o ChatGPT pode oferecer sugestões assertivas com base nos produtos existentes na loja, potencializando as chances de fidelização do consumidor, que encontrará o que procura com muito mais facilidade e agilidade”, diz o executivo.

Facilitar operações de estoque e devolução

Outra grande facilidade que o ChatGPT poderá oferecer ao e-commerce é simplificar os processos de devolução e de controle de estoque. Para Colette, o ChatGPT poderá enviar respostas detalhadas sobre o processo de devolução dos produtos e até mesmo comprovar documentos ou informações necessárias. Já no estoque, o ChatGPT será útil para informar os clientes sobre condições de armazenamento e quantidade de produtos disponíveis em tempo real.

Tornar o atendimento ao consumidor certeiro

No atendimento ao consumidor, o ChatGPT também poderá favorecer a comunicação entre marca e cliente, potencializando as chances de venda e satisfação. “Além de possibilitar o envio de respostas automatizadas para perguntas frequentes de forma mais complexa e específica, a plataforma também deve ajudar a entender o perfil do consumidor, oferecendo uma jornada de compra focada nas necessidades do cliente e facilitando as operações diárias de venda”, finaliza.

Sobre a Yampi

Fundada em 2011, a Yampi é uma empresa de soluções para o aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. A Yampi já impactou mais de 700 mil negócios, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.

Como a tecnologia está reescrevendo as regras do mercado de arte no Brasil

Como a tecnologia está reescrevendo as regras do mercado de arte no Brasil

Leia Mais
IA Além do Hype: Felipe Fogaça desembarca no Brasil para mostrar como pequenas e grandes empresas estão lucrando na nova economia digital

IA Além do Hype: Felipe Fogaça desembarca no Brasil para mostrar como pequenas e grandes empresas estão lucrando na nova economia digital

Leia Mais
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, cria assistente virtual com IA inspirada no ChatGPT

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, cria assistente virtual com IA inspirada no ChatGPT

Leia Mais
6 vilões que lotam o armazenamento do celular

6 vilões que lotam o armazenamento do celular

Leia Mais
Positivo Casa Inteligente destaca como a automação residencial pode reforçar a segurança e reduzir gastos durante as férias

Positivo Casa Inteligente destaca como a automação residencial pode reforçar a segurança e reduzir gastos durante as férias

Leia Mais
Envie