Conecte-se conosco

Cultura

Yoga como aliado da saúde pulmonar

Publicado

em

Nunca foi tão importante manter a saúde pulmonar em boas condições. O fortalecimento da capacidade desse importante órgão requer alguns cuidados, mas é possível incluir exercícios específicos na rotina diária. Uma das formas que pode ajudar nesse processo é a prática do pranayama – técnica de respiração do yoga – que ensina a respirar melhor e também oferece maior resistência física.

Em tempos da atual pandemia, os exercícios de respiração que são apresentados em detalhes no livro Luz sobre o pranayama (Selo Mantra), escrito pelo mais respeitado professor de yoga do mundo B.K.S. Iyengar, podem ajudar quem está em fase de recuperação da doença ou aos que desejam ter maior resistência física e pulmonar, além de ajudarem no controle da ansiedade e estresse.

“Durante a respiração normal, uma pessoa inspira em média aproximadamente 500 centímetros cúbicos de ar; durante a respiração profunda, a entrada de ar é cerca de seis vezes maior, chegando a até quase 3.000 centímetros cúbicos” (p. 42 – Luz sobre o pranayama).

Pranayama significa o movimento do ar que define a vida na Terra e é considerado o precursor de técnicas conhecidas como mindfulness. Ao todo, são 14 tipos básicos de respiração que podem ser utilizados para controlar as emoções e trazer estabilidade, concentração, saúde e equilíbrio físico e mental. Além de melhorar a capacidade pulmonar, as respirações trazidas na obra, quando executadas de maneira correta e regular, podem auxiliar no combate a pressão alta, todos os tipos de tensão musculares e doenças ligadas ao sistema nervoso central, entre outras.

Os tipos de pranayama trazidos neste livro são analisados para oferecer ao leitor 82 estágios classificados por grau de dificuldade. As práticas (todas ilustradas com imagens do próprio B.K.S. Iyengar) vão desde padrões mais simples de respiração até os mais avançados.

Luz sobre o pranayama é mais um lançamento do Selo Mantra, da Editora Edipro, e trata-se do segundo livro de uma série de três títulos do guru do yoga. O primeiro, A Árvore do Yoga, foi lançando em fevereiro e o terceiro livro está previsto ainda para o primeiro semestre de 2021 e se chamará Yoga Sūtras de Patañjali.

Ficha técnica
Livro
: Luz sobre o pranayama
Autor: B.K.S. Iyengar
Editora
: Mantra
Assunto: Yoga
ISBN: 9786587173023
Edição: 1ª edição, 2021
Idioma: Português
Formato: 23×16
Páginas: 336
Preço: R$ 75
Link de venda: https://amzn.to/30d8itY

Sobre o autor: B. K. S. Iyengar (1918 – 2014) Bellur Krishnamachar Sundararaja fundou o seu próprio método de yoga e foi um dos mais respeitados professores do yoga no mundo. Seu estilo conta com milhares de seguidores e praticantes em todos os continentes. Iniciou seus estudos do yoga aos 16 anos, com o guru Sri Tirumalai Krishnamacharya. Já aos 18 anos foi enviado a Pune, centro cultural da Índia, como professor. Com seus ensinamentos, inspirou grandes personalidades da história, como o Dr. Rajendra Prasad (primeiro Presidente da Índia), e o Papa Paulo VI. Em 1973, fundou em Pune o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, uma das principais escolas de yoga do mundo, que leva o nome de sua esposa. Faleceu em Pune, vítima de insuficiências cardíaca renal.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA