Home Esportes Olímpico YCB terá quatro atletas em Santiago 2023
Olímpico

YCB terá quatro atletas em Santiago 2023

Envie
Envie

O Yacht Clube da Bahia terá quatro atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam nesta sexta-feira (20) na capital chilena. O YCB estará de olho nas atuações da nadadora Celine Bispo e dos velejadores Juliana Duque, Rafael Martins e Bruna Martinelli na chamada Olimpíada das Américas.

A primeira a estrear no Pan de Santiago será a jovem nadadora de 18 anos Celine Bispo, que poderá voltar do Chile com quatro medalhas. A atleta baiana vai competir na classificatória dos 100m borboleta no domingo, dia 22, e os 100m livre no dia 23, ambos no período da manhã. Caso avance às finais, Celine Bispo disputa medalha no mesmo dia às 16h.

Celine Bispo pode nadar também o revezamento 4x100m livre, uma das esperanças de medalha para o Brasil e possivelmente o revezamento 4x100m no nado borboleta, caso Giovanna Diamante não seja escolhida. ”Aqui é como se fosse uma mini Olimpíada, eu quero levar como experiência visando Paris 2024”.

A baiana foi a revelação do Troféu Brasil 2023 disputado em Recife (PE) com as melhores marcas pessoais e recordes baianos absolutos. ”E eu espero pegar a medalha nas provas que eu vou nadar. A expectativa é a melhor possível para trazer medalhas e fazer meus melhores tempos”, disse Celine Bispo, que está desde 2020 defendendo as cores do Yacht Clube da Bahia.

As regatas da vela serão realizadas de 28 de outubro a 3 de novembro na raia de Algarrobo, que fica em Valparaíso. Favoritos ao pódio no Snipe, Juliana Duque e Rafael Martins entram na disputa motivados pelos resultados recentes como dupla. ”A nossa expectativa no Pan é conseguir colocar em prática tudo que a gente treinou ao longo desses anos na classe Snipe”, contou Juliana Duque.

O casal do YCB levou os últimos brasileiros da categoria e a timoneira Ju Duque faturou recentemente o tricampeonato mundial feminino ao lado de Bruna Patrício em Valência, na Espanha.

Já Bruna Martinelli segue firme em busca da medalha inédita na nova classe da prancha à vela, bem como manter a tradição brasileira após o legado de Patrícia Freitas. Recentemente, a atleta do YCB foi bronze na Copa Andalucía IQFoil 2023, nas águas de El Puerto Santa Maria na Espanha.

O YCB destaca também como menção honrosa para o atleta Bernardo Peixoto, jovem promessa da vela local, que conquistou a segunda colocação na seletiva do Lightning no primeiro semestre.

O clube de Salvador (BA) tem em sua história duas medalhas pan-americanas. O bronze no Snipe de Juliana e Rafael em Lima 2019, além da prata de Jonas Penteado Filho na classe Laser dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987.

A equipe de Vela do Yacht Clube da Bahia conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, através de convênios para formação de atletas. 

Sobre o Yacht Club da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Envie