Home Música Yamí se une a Rita Benneditto em episódio de websérie musical
Música

Yamí se une a Rita Benneditto em episódio de websérie musical

Envie
Default Featured Image
Envie

Rita Benneditto traz sua potência para o caldeirão sonoro de Yamí, duo que une o violoncelo e experimentações do italiano Federico Puppi ao mar de percussões do baiano Marco Lobo no novo episódio da websérie dos artistas. A iniciativa é viabilizada por meio do edital #retomadacultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Lei Aldir Blanc e está disponível para acesso de todos, inclusive com tradução em Libras.

Assista ao episódio: https://youtu.be/kYCv1muuqXY

A gravação aconteceu no lendário estúdio Toca do Bandido, onde Yamí recebeu Rita Benneditto. No episódio anterior, a convidada foi Fernanda Sant’anna e, no último, o artista camaronês Njamy Sitson. Mesclando a intensa energia de suas apresentações com a candura dos músicos em seus bate-papos, o projeto dá novo fôlego ao repertório do álbum homônimo lançado em 2019.

“Essa websérie musical em 4 capítulos é um formato que criamos para poder gravar a energia da performance, do ‘ao vivo’ e também poder mostrar um pouco do backstage, das ideias que estão por trás do YAMÍ. Aproveitar esse formato para poder mostrar o que num álbum ou num show não dá pra ver. No terceiro capítulo temos a nossa parceria Rita Benneditto junto com a gente. Com toda a energia que ela possui e toda força que ela representa em cena”, conta Lobo.

Episódio 1: https://youtu.be/qqQkVBBUHMw

Episódio 2, com Fernanda Sant’anna: https://youtu.be/BqChw-qHe3g

Uma ponte entre o passado e o presente, o ancestral e o moderno é o ponto de partida do disco “YAMÍ”, em um encontro que ultrapassa barreiras. O violoncelo elétrico de Federico Puppi se mescla à percussão orgânica de Marco Lobo, criando uma irresistível mistura que passa pela música brasileira, sons étnicos e aterrissa em beats. O resultado é um álbum plural com sete faixas, reunindo musicalidades diversas e parcerias. Yamí é um encontro de culturas e tempos diferentes, onde ancestralidade e futuro dançam juntos.

Ouça “YAMÍ”: http://smarturl.it/YamiAlbum

Assista ao clipe “Yamí”: https://youtu.be/w0gf3rYv_N0

Italiano radicado no Brasil, Federico Puppi é violoncelista e lançou os álbuns solo “Canto da Madeira” e “Marinheiro de Terra Firme”. Como produtor, trabalhou ao lado de Maria Gadú no disco “Guelã”, indicado ao Grammy Latino, entre outros nomes da cena brasileira.

Já Lobo é um dos grandes nomes da percussão no Brasil, com três álbuns solo e tendo trabalhado com artistas importantes, tais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Virginia Rodrigues, Lenine, João Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Além disso, ele tem desenvolvido projetos com músicos de todo o mundo, como o baterista Billy Cobham e o trio Elf, e ainda participa do grupo World Percussion Ensemble. A percussão de Lobo em Yamí inclui, além dos atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor onça, além de pads eletrônicos  e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas.

Essa potência de batuque se encontra com Rita Benneditto. Artista polivalente, ela é conhecida por trabalhos como “Tecnomacumba”, onde explora a versatilidade de seu caminho na música que já foi coroado com uma indicação ao Grammy, com o Prêmio da Música Brasileira, entre outros reconhecimentos. A discografia de Rita Benneditto possui oito álbuns e da rica troca com Puppi e Lobo ao longo de sua turnê “Som e Fúria”, onde atuaram como instrumentistas, Rita desenvolveu uma sintonia com o projeto que ganhou forma ao compor “Yamí”, faixa que ela interpreta.

“Fiz a canção conduzida pela força da emoção ao ver no palco esses dois queridos e talentosos amigos. Fui arrebatada em cheio pela magia que eles emanavam tocando numa grande festa na Ilha da Gigóia. A melodia e a letra de Yamí fluíram como os ventos que sopravam naquela noite. Quando percebi, ela estava pronta dentro de mim”, relembra ela.

A série de pocket shows está disponível no canal dos músicos no YouTube: http://bit.ly/YamiYouTube

Assista ao episódio: https://youtu.be/kYCv1muuqXY

Ficha técnica

Marco Lobo: Percussão

Federico Puppi: Cello e Programação Eletrônica

Cynthia Takamoto: Produtora Executiva

Diogo Guedes: Técnico de som, mixagem e masterização

Almir Chiaratti: Direção, edição e pós produção audiovisual

Julio Andrade: Assistente de produção audiovisual

Felipe Mendes: Assistente de estúdio

Jane Herkenhoff: Assistente de edição

Reginaldo Ferreira: Roadie

Cristina Cordeiro: Figurinos

Cesar Marquez: Maquiador

Participações Especiais: Rita Benneditto, Fernanda Sant’anna e Njamy Sitson (Camarões)

Gracielle De Menezes: Intérprete de Libras

 

Design Gráfico: Gualtiero Terralte

Assessoria De Imprensa: Build Up Media

Marketing Digital: Luis Berner

Bad Omens retorna com “Impose”

Bad Omens retorna com “Impose”

Leia Mais
Larah Johnsom lança novidade em todas as plataformas de streaming

Larah Johnsom lança novidade em todas as plataformas de streaming

Leia Mais
Gilsons chega hoje a Londres para iniciar turnê europeia do álbum “Pra Gente Acordar”

Gilsons chega hoje a Londres para iniciar turnê europeia do álbum “Pra Gente Acordar”

Leia Mais
Estreia mundial: Atração do The Town, CeeLo Green lança single “We Want You Girl” e apresenta faixa ao vivo pela primeira vez no Festival nesta sexta-feira

Estreia mundial: Atração do The Town, CeeLo Green lança single “We Want You Girl” e apresenta faixa ao vivo pela primeira vez no Festival nesta sexta-feira

Leia Mais
Hayley Williams lança videoclipe de “Parachute”

Hayley Williams lança videoclipe de “Parachute”

Leia Mais
Envie