Conecte-se conosco

Entretenimento

Yacht Club de Ilhabela sedia XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Publicado

em

Yacht Club de Ilhabela sedia XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Evento será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, em parceria com a Soamar SP e a Marinha do Brasil.

O Yacht Club de Ilhabela receberá o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Promovido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Soamar SP, o Simpósio tem como objetivo transmitir conhecimentos e divulgar noções de segurança, através de palestras, demonstrações e treinamentos práticos aos que navegam no mar e nas águas interiores.

É destinado aos navegadores amadores, que desejam se habilitar como Arrais, Mestre e Capitão, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico.

A abertura do evento terá o tradicional Dia de Mar, com treinamento prático em embarcações da Marinha, focado na segurança da navegação.

As atividades incluem atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de naufrágio por aeronave e desembarque dos meios.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação”.

”O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”, disse Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.

O segundo dia contará com uma série de palestras com autoridades náuticas sobre segurança da navegação, sobrevivência no oceano e meio ambiente.

Para encerrar o evento, serão realizados exames para as categorias de Arrais,Mestre e Capitão Amador, com entrega das carteiras aos navegadores aprovados.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação. O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”.

“O Simpósio tornou-se uma tradição muito importante, tanto para os navegadores como para a Marinha do Brasil. O tema da segurança só tem a evoluir, e junto com ele o relacionamento entre amadores e as autoridades marítimas”, destacou Mauro Dottori, diretor do YCI. “E para o Yacht Club de Ilhabela, é uma honra sediar e ajudar a perpetuar um evento que se mostrou um grande sucesso.”

Mauro Dottori lembrou ainda a importância do Dia de Mar, reservado para as práticas em alto mar. “É um dia fantástico, porque mostra como é realmente uma salvatagem. Os amadores veem o uso de pirotécnico, a balsa, os resgates, algumas manobras e um pouco da prática da Marinha e da navegação. E no último dia, como a cerejinha do bolo, ainda são feitas as provas de patentes amadoras, com a carteira entregue na hora.”

Yacht Club de Ilhabela sedia XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Ações sociais e ambientais

Durante o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, também serão realizadas ações sociais e ambientais já em prática no Yacht Club de Ilhabela. Uma delas é a campanha de doação de roupas de tempo para velejadores, iniciada durante a última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho. Todas as peças arrecadadas serão entregues às escolas de vela da região.

Outra ação iniciada durante a Semana de Vela é a divulgação do Guia de Boas Práticas a Bordo aos navegadores. O guia, elaborado por Andrea Soffiatti Grael em conjunto com o projeto Grael, busca uma mudança de comportamento que gere benefícios para o ambiente marinho.

Já a campanha “Elastic Cut” visa recolher e retirar os elásticos das máscaras descartáveis, para descartá-las de maneira apropriada, evitando a poluição do meio ambiente.

Visita técnica

Nesta semana, os organizadores do Simpósio fizeram uma visita técnica ao Yacht Club de Ilhabela, para um inspeção prévia. Estiveram presentes o CMG. Costa Moura, Chefe da Segurança do Tráfego Aquaviário, o CMG. Adriano – Del.S.Sebastião, a CT Helenilde
Chefe do Departamento de Inspeção Naval, Pessoal Amador e Marinas. além dos técnicos de TI da Marinha. A Full Time, como organizadora do Simpósio, acompanhou a visita.

Programação

14/10 (quinta-feira)
Credenciamento

15/10 (sexta-feira)
Dia de Mar

16/10 (sábado)
Credenciamento
Abertura solene
Palestras
Encerramento

17/10 (domingo)
Provas
Entrega solene das carteiras

 

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light