Estudos de entidades médicas apontam que o Brasil deve registrar, neste ano, mais de 900 mil internações relacionadas a traumas ortopédicos, das quais 60% são decorrentes de fraturas, principalmente em pessoas nas faixas etárias de 18 a 35 anos e acima de 60 anos. Por sua relevância para o sistema público de saúde e para o dia a dia dos profissionais, o trauma ortopédico será o foco do XXVI Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE), que será realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. Na ocasião, também serão celebrados os 60 anos da SBOT-CE.
Serão três dias com ciência, trocas de experiências e conexões, reunindo médicos ortopedistas e traumatologistas de todo o Ceará e de outras partes do Brasil. Na programação, que terá a presença de renomados especialistas, os destaques serão o VI Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COLIG), além dos cursos “Técnicas Modernas e Avanços em Cirurgia da Coluna Vertebral” e “Trauma Avançado – SBTO”.
“O impacto do trauma ortopédico no sistema público de saúde do Brasil é um desafio urgente e complexo, pois sobrecarrega o SUS financeiramente e em termos de capacidade hospitalar e qualidade do atendimento. Discutir esse tema entre especialistas é fundamental para desenvolver estratégias de prevenção eficazes, otimizar os recursos disponíveis e garantir um atendimento mais ágil e eficiente, beneficiando diretamente a sociedade”, projeta o ortopedista Rafael Leitão, Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) e organizador do COTECE. “O evento também será uma oportunidade de reencontro para a comunidade ortopédica. A programação científica foi preparada com excelência, em um ambiente acolhedor e inspirador”, completou.
Programação
Os participantes do COTECE terão palestras com alguns dos melhores especialistas do país, a exemplo de Paulo Lobo, Presidente da SBOT NACIONAL e especialista em cirurgia do joelho; Kodi Kojima, Chefe do Grupo de Trauma Ortopédico – IOT do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP); Alberto Naoki Miyazaki, Chefe do Grupo de Ombro da Santa Casa de São Paulo; e Alexandre de Bustamante Pallottino, Presidente da AO Brasil, 1º Secretário da SBTO e Oficial Médico do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
Também vão participar do COTECE Marco Moscatelli, neurocirurgião e cirurgião de coluna, Vice-Presidente da Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Endoscópica da Coluna – LESSS; Raphael Marcon, Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP, Chefe do Grupo de coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP (SP) e Grupo de coluna da AACD; e Antonio Altenor Bessa de Queiroz, ortopedista e especialista em Joelho e Artroscopia, Professor Afiliado (Ensino/Assistencial) da UNIFESP/EPM e Membro do Grupo de Joelho UNIFESP/EPM
Informações e programação: https://sbot-ce.com.br/cotece/2023/