Em meio às celebrações pelo Dia do Cirurgião do Quadril da SBQ, a Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) realizou o XXI Congresso Brasileiro do Quadril, no Bourbon Cataratas Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 27 e 30 de agosto. Com o tema “Seguindo a Ciência além das fronteiras”, o Congresso reuniu 1.247 participantes, com 201 palestrantes, sendo 21 internacionais, englobando dois eventos paralelos: o I Encontro da Tríplice Fronteira e o II Simpósio de Fisioterapia Relacionada à Cirurgia do Quadril.
“A avaliação é a melhor possível. Conseguimos reunir participantes de todas as regiões do Brasil e profissionais de outros países, que muito contribuíram para o excelente nível dos temas tratados. Ficamos com a certeza de termos compartilhado muito conhecimento e trocas de experiências, que vão ajudar a aprimorar as práticas profissionais, e beneficiar a população como um todo”, avaliou Marcos Giordano, Presidente da SBQ. “Parabenizo a todos pelo empenho e pela contribuição neste momento especial, celebrado justamente no Dia do Cirurgião do Quadril da SBQ, em 29 de agosto. O Congresso promoveu um ambiente vibrante de aprendizado e integração, um marco para a SBQ e para a ciência em nível nacional e internacional”, completou Marco Antônio Pedroni, presidente do evento.
Outros momentos relevantes foram o Encontro das Mulheres do Quadril, com 80 participantes, e uma animada festa de confraternização, com a presença de 1.200 convidados e a participação da banda Polietilenos, formada por membros da SBQ.
Nova Diretoria
Pela ocasião do Congresso, também houve a eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal da SBQ para o biênio 2026/2027. A votação ocorreu por chapa única (União e Participação), tendo como Presidente eleito Osvaldo Guilherme Nunes Pires (SP).
Comunicação
Um dos destaques do Congresso foram os trabalhos voltados para a comunicação da SBQ. Foram exibidos os números da instituição nas redes sociais – 9.670 seguidores no Instagram – e realizadas 50 entrevistas com ortopedistas para o SBQTalk, podcast da SBQ, que ficará disponível nas plataformas da entidade com temáticas a respeito dos diversos aspectos das lesões do quadril e tratamentos. Além disso, nos podcasts “Fora de Campo” as conversas também exploraram a vida pessoal dos convidados, com temas como hobbies, rotina e assuntos extra trabalho, mostrando o lado humano por trás da profissão.