Evento
Webinar gratuito mostra como proteger e escalar negócios com a plataforma de conectividade remota TeamViewer
Evento
Rede Biomangue apresenta plataforma inovadora de educação ambiental no InovaMar
No último sábado (25/10), durante o evento InovaMar na Faetec Polo Rocinha, a Rede Biomangue marcou presença no painel de pitches de startups de Energia e Economia do Mar, apresentando uma plataforma digital imersiva voltada à educação ambiental e à ciência cidadã. A participação de Barbara Calmon, co-fundadora da Rede Biomangue, ocorreu a convite da professora e co-fundadora da GreenEnergy, Gláucia Vieira, e da coordenadora geral do InovaMar com Energia Rio, Carla Costa.
A iniciativa é promovida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) e do projeto Pista. O evento é gratuito e reúne tecnologia, inovação e inclusão social.
Barbara Calmon, educadora ambiental, gestora de projetos em inovação e sustentabilidade e co-fundadora da Rede Biomangue, apresentou aos alunos e ao público como foi o desenvolvimento do aplicativo, idealizado por estudantes do ensino médio-técnico sob sua orientação. A plataforma pode ser utilizada como ferramenta no projeto Escolas Azuis do Currículo Azul, alinhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 13 e 14, e também servindo de base para políticas públicas, ao democratizar o acesso à ciência cidadã de forma acessível e gamificada.
“O desenvolvimento da plataforma foi intenso e inspirador. Trabalhamos com estudantes em um projeto rápido, totalmente online, usando mentorias, lives e ferramentas de produtividade pelo Discord. Nosso objetivo é mostrar que a ciência pode ser divertida, prática e capaz de gerar soluções para o território e para o meio ambiente”, destacou Barbara Calmon.
O projeto da Rede Biomangue foi recentemente um dos finalistas do Hackathon da Nasa, promovido pela Hackathon Brasil, e os próximos passos incluem levar a iniciativa para a COP30, em novembro, e consolidar o piloto da plataforma.
Sobre Bárbara Calmon
Formada em Administração e Gestão Ambiental e atualmente cursando Governança Ambiental e Sustentabilidade, Bárbara atua na interseção entre educação, inovação e meio ambiente. Seu próximo objetivo é buscar parcerias e captar recursos para o desenvolvimento do projeto piloto e sua implementação em escolas e comunidades.
Sobre a Rede Biomangue
Fundada em 2019, a Rede Biomangue começou como uma ação local de limpeza e replantio em manguezais, envolvendo voluntários de todas as idades. Em 2025, a iniciativa evoluiu para uma plataforma digital inovadora, criada em parceria com estudantes, com foco em educação ambiental, monitoramento de manguezais e ciência cidadã. A Rede busca tornar a ciência acessível e engajar a comunidade em soluções ambientais sustentáveis.
SOBRE:
Para acompanhar mais sobre a Rede Biomangue, acesse o link: https://www.instagram.com/redebiomangue.
Evento
FUCHS apresenta soluções de alta performance para impulsionar geração de energia eólica durante a Windpower 2025
– Com desempenho e segurança para operação, empresa destaca portfólio completo de lubrificantes voltados à máxima eficiência e durabilidade de componentes do setor
– Presença reforça posicionamento da FUCHS como parceira global para soluções de lubrificação sustentável
A FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, confirma presença na Brazil Windpower 2025, principal feira do setor de energia eólica da América Latina, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro no São Paulo Expo. O evento reunirá empresas, especialistas e tomadores de decisão para discutir as inovações e os desafios tecnológicos que impulsionam a transição energética e o crescimento das fontes renováveis no país.
Segundo dados do Boletim Anual 2024 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil encerrou o ano com 1.103 parques eólicos e mais de 11 mil aerogeradores em operação, distribuídos em 12 estados. A fonte segue como a segunda maior da matriz elétrica brasileira e percebe-se que o avanço deste setor tem sido impulsionado não apenas pelo potencial dos ventos brasileiros, mas também pela adoção de tecnologias e produtos de alta confiabilidade, como os lubrificantes de performance elevada, que desempenham papel fundamental para o funcionamento contínuo e eficiente de equipamentos presentes no setor.
De acordo com o Gerente Comercial de Especialidades da FUCHS, Marcelo Caravetti, a expertise da companhia em lubrificação eólica consolida sua posição como parceira estratégica para o avanço da energia limpa. “A FUCHS é reconhecida globalmente por sua inovação e qualidade em lubrificantes de alta performance para diversos setores e segmentos industriais. Nossos produtos garantem o desempenho ideal e a durabilidade dos componentes críticos, e para o setor de energia eólica os lubrificantes permitem que os operadores maximizem a geração e impulsionem a operação com maior segurança, confiança e eficiência”, destaca Caravetti.
O impacto dos lubrificantes para o setor
Os lubrificantes contribuem diretamente para o avanço da geração de energia eólica, oferecendo benefícios essenciais para a operação contínua do setor. Esses produtos garantem proteção contra corrosão, redução de perdas de energia por atrito, prevenção de falhas e maior vida útil dos componentes que estão ativos na operação, diminuindo significativamente o desgaste das peças e os custos de manutenção.
Além disso, os produtos desenvolvidos com viscosidade mais baixa, contribuem para uma operação mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética. Dessa forma, a escolha do lubrificante correto torna-se um fator decisivo para a eficiência, a confiabilidade e a sustentabilidade das operações eólicas.
Para Caravetti, investir em soluções com tecnologia de ponta é uma ação estratégica para impulsionar o crescimento do setor e o avanço da transição energética no Brasil. “Longos períodos de operação e condições climáticas adversas podem acelerar o desgaste de peças e uma das soluções para esse tipo de problema é a qualidade do lubrificante utilizado. Ao optar por produtos com desempenho elevado, é possível reduzir a necessidade de manutenções inesperadas, já que são desenvolvidos para proporcionar uma lubrificação de longa duração”, afirma.
Com o foco em reduzir atrito e desgaste, além de diminuir a necessidade de intervenções com manutenções inesperadas, os lubrificantes da FUCHS são projetados para suportar condições extremas, combinando eficiência e máxima proteção, proporcionando maior segurança para operação em temperaturas e ambientes que apresentam condições severas para diversos componentes. Essa abordagem garante maior vida útil aos equipamentos e estabilidade da operação, fatores essenciais em um setor onde cada hora de parada impacta diretamente na geração de energia.
Caravetti explica ainda que a escolha do lubrificante adequado impacta diretamente a segurança das operações e a redução de custos com manutenções desnecessárias. “Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor é o acesso às turbinas para realizar esses tipos de manutenção. Levando em consideração a altura das torres e a localização isolada em que as turbinas são instaladas, os reparos costumeiramente são caros e perigosos para os técnicos da área. Assim, ao optar por um lubrificante adequado, o número de manutenções torna-se menor, enquanto o período entre os reparos tender a ser ampliado”, finaliza o executivo.
Durante a feira, a empresa levará ao evento um portfólio completo de lubrificantes voltados ao setor eólico, com destaque para óleos de engrenagem, graxas especiais e fluidos hidráulicos, desenvolvidos para suportar longos intervalos de operação e condições ambientais severas, garantindo eficiência operacional, máxima proteção dos componentes e redução de custos com manutenções inesperadas.
Serviço:
Brazil Windpower 2025
Data: 28 a 30 de outubro de 2025
Horário: 10:00 às 20:00
Local: São Paulo, Expo
Sobre a FUCHS
FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que tem desenvolvido, produzido e vendido lubrificantes e especialidades relacionadas há mais de 90 anos para todas as áreas de aplicação e setores. O grupo possui mais de 60 empresas, emprega quase 7 mil funcionários e é o principal fornecedor independente de lubrificantes no mundo. Com um portfólio de mais de 10 mil produtos e serviços, a FUCHS atende mais de 100 mil clientes globalmente.
No Brasil há mais de 50 anos, a FUCHS é reconhecida pela inovação constante e pela qualidade de seus produtos, que atendem montadoras, fornecedores de peças automotivas, mineração e exploração, metalurgia, agricultura e silvicultura, aeroespacial, geração de energia, engenharia mecânica, construção e transporte, bem como as indústrias siderúrgica, metalúrgica e cimenteira, indústria alimentícia, do setor de produção de vidro e da indústria de fundição e forjamento, entre outras.
Evento
Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí nesta quarta-feira (29)
Nova loja no bairro Dom Bosco, a quinta unidade do Fort em Itajaí, reforça presença do atacarejo no estado onde o grupo iniciou sua trajetória; em novembro, outras duas cidades catarinenses ganham suas primeiras unidades Fort Atacadista
O Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país (Ranking ABRAS 2025), dono da rede Fort Atacadista, inaugura na próxima quarta-feira, 29 de outubro, mais uma unidade do atacarejo em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Localizada no bairro Dom Bosco, na Rua José Darcy da Silva, nº 170, a abertura da nova loja, a 5ª unidade do Fort Atacadista na cidade, reforça a estratégia de expansão da companhia em Santa Catarina, estado onde o grupo foi fundado em 1962.
Com mais de 3.900 metros quadrados de área de vendas, a nova loja conta com 135 vagas cobertas e 49 descobertas para carros, além de 40 vagas de estacionamento para motos. A operação irá empregar mais de 170 colaboradores diretamente e oferece um amplo mix de produtos, com mais de 9.000 itens, que inclui mercearia, bebidas, bazar, higiene pessoal, limpeza, itens infantis e para pets, além de um hortifrúti com produtos frescos selecionados.
O novo Fort Dom Bosco —a loja de número 70 da bandeira Fort Atacadista no país — também dispõe das operações que são grandes diferenciais das lojas da rede, como a Padaria Fort e uma cafeteria, com produtos para consumo no local, e o pioneiro Açougue Carne Fresca, que traz mais de 40 cortes de carnes frescas em porções fracionadas, agilizando o momento das compras e facilitando o preparo de receitas. Outra novidade que se diferencia nesta loja será o restaurante Trudy’s — que já possui outras 18 unidades no país —, que estreia em Itajaí. O nome Trudy’s é uma homenagem à matriarca da família Pereira, a Sra. Hiltrudes Pereira (in memoriam), que, ao lado do esposo Ignácio Teodoro Pereira, fundou o Grupo Pereira.
A inauguração do Fort Atacadista Dom Bosco será a partir das 7h desta quarta-feira (29/10) e contará com atividades especiais, distribuição de brindes e degustações gratuitas de diversos parceiros da indústria. Uma das atrações do dia será a Cabine Premiada, uma ação interativa que distribuirá prêmios exclusivos aos clientes. E, claro, como já é de praxe nas inaugurações do Fort Atacadista, ofertas imperdíveis em todas as categorias da loja e válidas exclusivamente para o dia de abertura.
Como parte da política de responsabilidade social do Grupo Pereira, o valor de R$ 4 mil que anteriormente seria destinado à queima de fogos de inauguração — prática deixada de lado já há muitos anos pelo grupo — será doado à Associação Amor Animal de Itajaí, entidade que atua no acolhimento, recuperação e adoção consciente de cães e gatos vítimas de maus-tratos e abandono.
“Itajaí tem um significado muito especial para o Grupo Pereira, por ser a cidade onde tudo começou na década de 60, quando o primeiro comércio da família Pereira foi aberto. Desta forma, é motivo de orgulho para todos nós inaugurar mais uma loja ampla, moderna, completa e com serviços que reforçam o nosso compromisso com qualidade, preço justo e atendimento próximo do cliente”, destaca Gustavo Custódio, Diretor de Marketing do Grupo Pereira.
Ainda em Itajaí, na semana seguinte, dia 05/11, os consumidores da cidade também serão presenteados com a reinauguração da loja Fort Atacadista Centro (Rua Tijucas, 237). A unidade está passando por reformulações, para atender o público com ainda mais qualidade, variedade e conforto. Entre as novidades da loja, estão operações como o Açougue Carne Fresca e a Padaria Fort.
Reinauguração da 1ª loja Fort, em Joinville
Além da nova unidade do bairro Dom Bosco, o Fort Atacadista realiza, no mesmo dia, 29/10, a reinauguração da primeira loja aberta pela rede Fort Atacadista, na cidade de Joinville, no bairro Bucarein. A unidade foi ampliada e modernizada, desde o estacionamento (agora com 420 vagas) até a estrutura interna, conforto e operações, ganhando facilidades e ainda mais variedade com a chegada do Açougue Carne Fresca, Padaria Fort e restaurante Trudy’s.
Bandeira Fort segue em expansão
Após a inauguração da loja de número 70 em Itajaí, a rede de atacarejo do Grupo Pereira segue em forte ritmo de expansão em 2026. Para novembro, estão previstas duas inaugurações, ambas em Santa Catarina: a chegada do Fort Atacadista em São Francisco do Sul, no Norte de SC, e a primeira loja no município de Camboriú (onde funcionava uma unidade da rede Schmit, adquirida pelo Grupo Pereira no início de 2025). Com mais estas duas inaugurações, o Fort Atacadista fechará o mês de novembro com 72 lojas.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática




