Jogos online como World of Warcraft, Valorant e League of Legends tornaram-se verdadeiras paixões para milhões de brasileiros que jogam no computador. No entanto, uma barreira que muitos gamers enfrentam desde sempre é a alta latência em servidores estrangeiros.VPN e jogos online: reduza a latência e proteja sua conta
Isso ocorre devido à localização de servidores de jogos em diferentes regiões do mundo. Jogadores que fazem parte dos games NFTs também sofrem bastante com latência, já que a maioria dos jogos que pagam bem muitas vezes estão localizados em outro continente. A boa notícia é que a tecnologia de VPN no PC (Virtual Private Network) tem se destacado como uma solução eficaz para melhorar a jogabilidade e a latência em jogos estrangeiros.
A luta contra a latência
O ping alto em jogos online é um desafio constante para os gamers brasileiros que gostam de testar seus limites, jogando contra adversários do exterior. A alta latência também é conhecida como ping alto e “lag”, e se refere ao atraso na comunicação entre o computador e o servidor do jogo. Isso pode resultar em atrasos críticos que afetam totalmente a jogabilidade e a experiência do jogo, tornando a jogatina um verdadeiro pesadelo.
A solução: VPN
Felizmente, para o cenário gamer, a VPN tem emergido como a solução perfeita para reduzir a latência em jogos online, graças ao fato da VPN permitir que os jogadores estabeleçam uma conexão segura com um servidor em uma localização específica, mascarando sua verdadeira localização geográfica. Isso significa que os usuários de VPN podem parecer estar jogando a partir de outro país, o que pode ter servidores de jogos mais próximos ou menos congestionados.
Vantagens da utilização de VPNs em jogos online
Claro que a redução da latência é a principal vantagem da utilização de uma VPN para os gamers. Ao conectar-se a um servidor em uma região mais próxima dos servidores de jogos, o tempo de resposta diminui, proporcionando uma jogabilidade mais suave, tudo o que o gamer precisa para ter seus ótimos momentos de jogatina.
Porém, será que essa tecnologia serve apenas para isso? A seguir será possível acompanhar um pouco melhor algumas das dezenas de benefícios que a Virtual Private Network traz para o cenário tecnológico.
Segurança adicional
Outra funcionalidade importante dessa tecnologia é oferecer uma resistente camada adicional de segurança para proteger tanto dados quanto informações pessoais durante sessões de jogo ou pesquisas na web.
Aumento da velocidade de internet
Outro benefício bem interessante que até mesmo softwares de antivírus deixam claro é que o uso da VPN pode impedir que o provedor de internet acompanhe o que a pessoa faz online. Assim, é possível navegar e fazer milhares de outras coisas sem ser rastreado. Isso abre caminho para uma navegação mais rápida por evitar limitações de dados que podem diminuir consideravelmente a velocidade da internet.
Como configurar uma VPN para jogos
Configurar uma VPN para jogos é um processo relativamente simples. Primeiro, o usuário que deseja começar a usufruir dos benefícios de uma VPN precisa conhecer e escolher um provedor confiável.
Após esse passo, é necessário instalar seu software e se conectar a um servidor em uma localização adequada. É importante lembrar de sempre escolher um servidor próximo aos servidores do jogo a fim de obter os melhores resultados. Portanto, se o servidor estiver na Ásia, escolher uma localização que “leve o usuário para lá” e sucessivamente nas outras regiões do globo é fundamental para garantir o bom funcionamento da tecnologia.
Sabendo de todas essas informações e vendo que a VPN pode ser útil para melhorar ping alto, velocidade de navegação e ainda proporcionar segurança, deixar essa tecnologia longe do PC pode ser uma escolha não muito sábia. Por isso, começar a pesquisar mais sobre as possíveis redes VPN que são destinadas ao jogo será o primeiro passo para melhorar a jogatina em games estrangeiros.