Home Notícias Política Votação da PEC para aliviar alta dos combustíveis é adiada
Política

Votação da PEC para aliviar alta dos combustíveis é adiada

Envie
Default Featured Image
Envie

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu adiar para a sessão de amanhã (30) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que traz um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustíveis no Brasil. Após várias manifestações de senadores, Pacheco entendeu como mais adequado o adiamento da votação.

“Me parece, pelos pronunciamentos, que todos concordam com as medidas que estão sendo colocadas, desde que haja uma segurança em relação a não se tratar de um cheque em branco que seja a expressão pura de irresponsabilidade fiscal, o que não faríamos no Senado Federal”, disse o presidente da casa. “Mas, de fato, em se tratando de uma alteração constitucional, o passar de um ou dois dias, para que tenhamos segurança do texto, eu acho absolutamente apropriado”, acrescentou.

Inicialmente, seria votada hoje a PEC 16, com propostas do governo para compensar os estados pela redução do ICMS sobre o diesel. Por fim, foi ao plenário a PEC 1, que já previa várias medidas propostas e até então estava estacionada no Senado por falta de apoio do governo. Da PEC 16, que acabou apensada à PEC 1, o único ponto que restou foi a compensação aos estados que reduzirem a alíquota de ICMS sobre o etanol.

Hoje (29), ainda pela manhã, o relator, Fernando Bezerra (MDB-PE), concluiu e apresentou relatório, detalhando as propostas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-06/senado-pode-votar-hoje-pec-que-alivia-impacto-da-alta-dos-combustiveis). Entre elas, está o pagamento do voucher caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil mensais por cinco meses. Outra proposta é a inclusão de mais 1,6 milhão de famílias no Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Além de aumentar significativamente o número de beneficiários do programa social, há previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano.

Ag. Brasil

Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia

Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia

Leia Mais
Lei que cria o “Dia da Cegonha Reborn” é aprovada no Rio — especialista faz alerta sobre uso no luto

Lei que cria o “Dia da Cegonha Reborn” é aprovada no Rio — especialista faz alerta sobre uso no luto

Leia Mais
Especialistas veem manobra jurídica em decisão da Câmara sobre golpe

Especialistas veem manobra jurídica em decisão da Câmara sobre golpe

Leia Mais
Lula cumprimenta novo papa e pede continuidade do legado de Francisco

Lula cumprimenta novo papa e pede continuidade do legado de Francisco

Leia Mais
Lula renova convite a primeiro-ministro indiano para visita ao Brasil

Lula renova convite a primeiro-ministro indiano para visita ao Brasil

Leia Mais
Envie