Home Estados Rio de Janeiro Voluntários recolhem 80 kg de resíduos na praia do Leme
Rio de Janeiro

Voluntários recolhem 80 kg de resíduos na praia do Leme

Envie
Voluntários recolhem 80 kg de resíduos na praia do Leme
Envie

Mais de 60 voluntários recolheram no último sábado (26), 80 quilos de resíduos recicláveis na praia do Leme, no Rio de Janeiro. A ação foi organizada pelo Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, juntamente com o Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast).

Os voluntários realizaram a coleta dos materiais recicláveis encontrados nas areias e participaram de uma pré-triagem educativa, em que puderam aprender um pouco mais sobre os resíduos  recicláveis e os problemas provindos do descarte incorreto desses materiais.  Dentre os resíduos coletados, havia garrafas de vidro, embalagens de papel, latinhas e embalagens plásticas como as de salgadinhos, garrafas de água e refrigerante, sacolas e canudos, indicando a importância do entendimento da população sobre os resíduos e seu descarte correto.

Todo o material      coletado foi      transportado para a central de triagem do Recicla Orla, em Santo Cristo, onde foram separados por tipo e enfardados para serem encaminhados à indústria para reciclagem. O próximo passo é vender os fardos às indústrias recicladoras para que retornem à cadeia produtiva, fechando o ciclo da economia circular.

Os participantes do mutirão de limpeza também puderam acompanhar uma palestra com Simone Carvalho e Mariana Fernandes, ambas do Grupo Técnico do Movimento Plástico Transforma, Vinicius Peruzzi, professor do Departamento de Biologia Marinha da UFRJ e Nathalia Barreto, gerente de sustentabilidade do Recicla Orla. Foram transmitidas     informações sobre      os problemas ocasionados em razão dos desvios de descarte, sobre a importância do envio para a       reciclagem, e sobre a necessidade de ampliar a circularidade desses materiais. Os voluntários aprenderam, por exemplo, que o plástico é um material bastante versátil e que, quando descartado corretamente, pode ser transformado em diversos produtos, o que viabiliza ainda mais seu reaproveitamento e reciclagem.

“A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, explica Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma.

O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdos, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em caixas organizadoras, que foram entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2019, a mesma ação possibilitou que os copos virassem lixeiras.

Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr