conecte-se conosco

Estilo e Vida

Você procrastina? A solução pode estar no equilíbrio entre o corpo e a mente

Avatar

Publicado

em

Paulo Alvarenga explica como podemos deixar de procrastinar, principalmente nesse período de pandemia, além de ensinar como trabalhar as cinco dimensões de energia

Deixar para mais tarde, para amanhã ou até “quando bater a inspiração” têm se tornado ainda mais frequente nessa fase de isolamento.

Segundo Paulo Alvarenga (P.A), coach e especialista em ambientes psicologicamente saudáveis, a procrastinação significa evitar sofrimento.

“Ou seja, fugir daquilo que mentalmente as pessoas entendem que vai incomodar ou gerar dor, por isso, trocam o ganho a longo prazo pelo prazer momentâneo. A ideia é sempre a de pensar nas perdas de não resolver as coisas no momento e pensar nos ganhos a longo prazo”, explica.

Por isso, em um momento em que tantos conflitos externos e internos estão aflorados, o ato de procrastinar vem à tona com mais frequência. E como fazer para evitá-lo?

“A pessoa deve focar em fazer coisas que estejam conectadas com a sua paixão e fazer um empilhamento de motivações. Isso chama-se ‘grit’, que é maior do que força de vontade, é motivação no outdoor”, pontua P.A.

O poder do equilíbrio do corpo e da mente também está conectado em procrastinar ou não. Afinal, se o corpo e a mente estão bem conectados, tudo tende a fluir bem, caso contrário, ansiedade e a própria procrastinação são alguns dos muitos resultados dessa desarmonia.

“A busca do equilíbrio entre corpo e mente é algo que escutamos desde criança, mas o momento atual tornou isso algo essencial. Assim como procuro ensinar no método que criei ‘Matriz das Energias’, devemos usar o estresse para buscar esse equilíbrio. As pessoas precisam se desenvolver nas cinco dimensões de energia: física, mental, emocional, espiritual e financeira para se tornarem mais resilientes e terem mais performance em meio à turbulência”, ressalta.

Manter hábitos de vida saudáveis são excelentes aliados, já que como diz o ditado “Corpo são, mente sã”. E não é necessário já ter uma rotina regrada para usufruir dos benefícios, pois toda mudança é válida quando o objetivo é melhorar as saúdes física e mental.

“É tudo uma questão de ter rotinas que estejam interligadas nas cinco energias. No caso de pessoas que já cuidam muito bem da Energia Física, comece a criar rotinas para as outras dimensões de energia. Para a Energia Mental, medite entre 10 a 20 minutos por dia, estude algum assunto em média 30 minutos por dia, leia um livro 10 minutos por dia, faça exercícios de “incantation”, ou seja, repita diariamente suas qualidades e missão de vida ou algum sonho e assim por diante”, ensina Alvarenga.

Já quanto à Energia Emocional, ele indica que ligar para pessoas que ama, fazer diário das emoções. No âmbito da Energia Espiritual, fazer exercício da gratidão diariamente, além de refletir sobre seu propósito de vida diariamente. E na parte da Energia Financeira, organizar contas, se pagar primeiro, fazer planos e gastar menos do que ganha.

“Na pandemia a ansiedade aumentou, consequentemente, os medos tomaram conta e, com isso, nosso estado ‘interno’ se encontra abalado. Então, nesse estado facilmente criamos um modelo de mundo com significados que nos limitam, mas sair do medo é primordial para nosso cérebro trabalhar no estado de Flow, que é onde busca constantemente soluções disruptivas. Pratique o que falei anteriormente, gerencie as energias e as expanda!”, finaliza.

E lembre-se: “Não deixe aquilo que você quer agora atrapalhar aquilo que você quer muito”.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rio começa a vacinar hoje crianças e gestantes contra gripe

Redação

Publicado

em

Por

O estado do Rio de Janeiro inicia hoje (19) a imunização de crianças, gestantes, puérperas e indígenas contra a gripe. A campanha começou na última quarta-feira (14), com a vacinação de profissionais que atuam em unidades de saúde. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é, até julho, imunizar 6,8 milhões de pessoas ou 90% dos grupos prioritários. A campanha é dividida em três etapas.

A segunda etapa, que se estende de 11 de maio a 8 de junho, focará em idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa, de 9 de junho a 9 de julho, será voltada a pessoas com comorbidades e profissionais como caminhoneiros, rodoviários, profissionais de segurança etc.

Quem tomou a vacina contra a covid-19 precisa ficar atento ao intervalo entre as duas vacinas. Os imunizados com a CoronaVac podem tomar a vacina contra a gripe 15 dias depois da segunda dose. Já quem foi imunizado com a Oxford/AstraZeneca pode tomar a vacina contra gripe 15 dias depois da primeira dose.

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Link

Continue lendo

Saúde

SP abre vacinação dos profissionais de saúde a partir de 47 anos

Redação

Publicado

em

Por

Começa nesta segunda-feira (19) a vacinação do grupo prioritário formado por trabalhadores dos serviços da área de saúde com 47, 48 e 49 anos na capital paulista. O público-alvo é de cerca de 40 mil pessoas.

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. 

O grupo inclui os profissionais de saúde, com prioridade neste momento a médicos; enfermeiros/técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas/ terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos/técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS CoV2 e análise de amostra de covid-19; farmacêuticos/técnico de farmácia; odontólogos/ASB (auxiliar de saúde bucal) e TSB (técnico de saúde bucal; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física e médicos veterinários.

Toda a rede de vacinação da cidade – inclusive as 468 unidades básicas de Saúde (UBS) – está disponível aos públicos elegíveis da campanha, o que inclui pessoas de grupos prioritários anteriores que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, o uso de máscaras e a lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

A secretaria recomenda ainda que as pessoas busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já, a fim de agilizar o tempo de atendimento para imunização.

Informações também podem ser obtidas acessando o link Vacina Sampa.

Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil

Link

Continue lendo

Receitas

Como fazer Crumble de Maçã? Piraquê ensina truques para obter a crocância perfeita

Avatar

Publicado

em

O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito com frutas picadas cobertas com uma massa especial, que é assada até que a cobertura fique crocante, resultando em uma experiência única de sabor. Aproveitando o período da safra da maça, que se estende até o mês de maio no Sul e Sudeste do Brasil, a Piraquê, marca premium de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, ensina como fazer um Crumble de Maçã.

O segredo do crumble, a farofinha usada na cobertura do doce, está no Biscoito Maizena Piraquê, que fará toda a diferença. O prato é servido quente, portanto, pode acompanhar uma bola de sorvete de baunilha, criando uma experiência sensorial diferente.

Gostou da dica? Confira abaixo a receita completa e saboreie com quem ama.

 

Crumble de Maçã

 

Ingredientes:
Para a massa:
200 g de Biscoito Maizena Piraquê triturado
150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de (chá) de canela em pó

Para o recheio:
1 colher (sopa) de amido de milho
Suco de 1 limão
5 maçãs sem casca, cortadas em cubos médios
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Para o crumble:
100 g de Biscoito Maizena Piraquê
50 g de açúcar
100 g de manteiga fria cortada em cubos
50 g de amêndoas cruas picadas grosseiramente


Modo de Preparo
Para a massa:
– Em um recipiente, misture o biscoito, a manteiga e a canela até obter uma massa úmida.
– Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda, de fundo removível, de 22,5 cm de diâmetro e refrigere.

Para o recheio:
– Dissolva o amido em 3/4 de xícara (chá) de água e limão.
– Em uma panela, leve os demais ingredientes para cozinhar, junto com o amido diluído por cerca de 10 minutos. Espere esfriar por completo.

Para o crumble:
– Reserve 5 biscoitos e pique grosseiramente. O restante processe até formar uma farinha grossa.
– Misture a farinha de biscoito e o açúcar em uma tigela. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma massa arenosa. Coloque as amêndoas e o restante do biscoito.

Para a montagem:
– Com a base fria, recheie a torta com o recheio já frio e cubra com a farofa.
– Asse a 180 °C por cerca de 25 minutos até que o crumble fique crocante.


Rendimento:
 8 porções
Tempo de preparo: 60 minutos

Continue lendo

TENDÊNCIA