0

Iniciativa expande o VMware Cloud Foundation para dar suporte à tecnologia SmartNIC, promovendo melhor desempenho, segurança distribuída e operações consistentes para todas as aplicações

A VMware, Inc. (NYSE: VMW) anuncia o Projeto Monterey – uma prévia da tecnologia focada na evolução de sua arquitetura para data center, nuvem e edge para atender aos requisitos em constante mudança das aplicações de última geração. A companhia também anuncia a colaboração com parceiros do setor para fornecer soluções baseadas na iniciativa, incluindo Intel, NVIDIA e Pensando Systems, além das empresas de sistemas Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise (HPE) e Lenovo.

“As organizações estão implementando aplicações cada vez mais sofisticadas, desde soluções nativas da nuvem até machine learning e aplicativos de streaming distribuídos, com uso intensivo de dados”, afirma Rajiv Ramaswami, diretor de operações de produtos e serviços em nuvem da VMware. “Estamos anunciando o Projeto Monterey para ajudar os clientes a atender às constantes mudanças das aplicações de última geração. Ao repensar a arquitetura do data center, nuvem e edge, esperamos oferecer liberdade de executá-las no melhor ambiente.”

No VMworld 2020, a VMware apresentou uma gama de soluções e serviços para ajudar os clientes a sobreviver e prosperar no mercado mais turbulento das últimas gerações. As plataformas de nuvem, modernização de aplicações, rede, segurança e espaço de trabalho digital da VMware formam uma base digital flexível e consistente para construir, executar, gerenciar, conectar e proteger aplicações em qualquer lugar.

Apresentando o Projeto Monterey para enfrentar os desafios da próxima geração de aplicações

Conforme as organizações modernizam as aplicações existentes e implementam novas, as arquiteturas tradicionais de TI estão sendo ampliadas para atender aos seus requisitos específicos. As aplicações de última geração que abrangem a transformação 5G, nativas da nuvem, centradas em dados, machine learning, ambientes multi-cloud e híbridos, geraram novos desafios para as organizações de TI; incluindo o consumo de uma quantidade cada vez maior de ciclos na CPU do servidor, com impacto no desempenho.

Para resolver esses problemas, as companhias adotaram sistemas especializados com aceleradores de hardware, como unidades de processamento gráfico (GPUs), matrizes de portas programáveis em campo (FPGAs) e controladores de interface de rede (NIC), que oferecem suporte às novas aplicações. Apesar de melhorarem o desempenho, esses aceleradores geram equipes isoladas, habilidades especializadas, aumento do custo total de propriedade e novos níveis de complexidade e requisitos de segurança.

A VMware lança o Projeto Monterey para ajudar as empresas a lidar com o cenário cada vez mais complexo de aplicações. A iniciativa abrangerá:

  • Suporte a SmartNICs: A VMware está trabalhando em uma evolução do VMware Cloud Foundation (vSphere, vSAN e NSX) para oferecer suporte à tecnologia SmartNIC, também conhecida como unidades de processamento de dados (DPUs) – um novo componente arquitetônico que descarrega as tarefas de processamento que a CPU do servidor normalmente faria. Com o suporte a SmartNICs, o VMware Cloud Foundation será capaz de manter a virtualização de computação na CPU do servidor enquanto descarrega as funções de E/S de armazenamento e rede para a CPU SmartNIC. Isso permitirá que as aplicações maximizem o uso da largura de banda disponível ao mesmo tempo em que economiza os ciclos da CPU do servidor para obter o melhor desempenho. A VMware deu o primeiro passo dessa evolução ao permitir que o ESXi seja executado em SmartNICs.
  • Rearquitetura da plataforma: A companhia também irá rearquitetar o VMware Cloud Foundation para permitir a desagregação do servidor, incluindo a extensão do suporte para servidores bare metal. Isso possibilitará que uma aplicação executada em um servidor físico consuma recursos do acelerador de hardware, como FPGAs, de outros servidores físicos. Além disso, possibilitará que os recursos físicos sejam acessados dinamicamente com base na política ou via API de software, adaptada às necessidades de cada aplicação. Com o ESXi executado no SmartNIC, as organizações serão capazes de usar uma única estrutura para gerenciar toda a sua infraestrutura de computação, seja ela virtualizada ou bare metal. A separação das funções de rede, armazenamento e segurança do servidor principal permite que essas funções sejam corrigidas e atualizadas independentemente do servidor.
  • Segurança: Com o Projeto Monterey, os avanços na tecnologia permitem que a VMware dê vida à sua visão de segurança intrínseca. Cada SmartNIC é capaz de executar um firewall stateful com todos os recursos e um pacote de segurança avançado. Ao ser executado na NIC e não no host, até milhares de pequenos firewalls poderão ser implantados e ajustados automaticamente para proteger os serviços específicos que compõem uma aplicação com defesas inteligentes, capazes de proteger qualquer vulnerabilidade específica. Isso permitirá uma defesa personalizada, podendo ser ajustada e implantada automaticamente em dezenas de milhares de aplicações.

O Projeto Monterey promove, ainda, maior agilidade e flexibilidade na adaptação do data center, da nuvem ou de ambientes edge das empresas para atender às necessidades de desempenho, disponibilidade e segurança das aplicações. Além disso, a iniciativa estenderá a infraestrutura e as operações da VMware para todas as aplicações – reduzindo a necessidade de sistemas especializados, equipes e ferramentas de gerenciamento – que, por sua vez, serão capazes de reduzir a complexidade geral e o TCO.

Globalmente, as empresas de telecomunicações estão aproveitando cada vez mais a plataforma VMware Telco Cloud para virtualizar e armazenar em contêineres suas implantações de rede 5G. O Projeto Monterey ajudará a acelerar ainda mais a construção de uma infraestrutura 5G totalmente virtualizada e altamente eficiente, que será essencial para fornecer os serviços avançados e inovadores esperados.

Líderes da indústria apoiam o projeto Monterey

O Projeto Monterey obteve amplo apoio do ecossistema de parceiros para fornecer soluções integradas e flexíveis. A VMware colabora com a Intel, NVIDIA e Pensando para aproveitar suas respectivas tecnologias SmartNIC como parte do Projeto Monterey. Dell Technologies, HPE e Lenovo fornecerão sistemas integrados baseados no projeto.

Citações de apoio:

“Na Equinix, nossos investimentos em SmartNIC e tecnologia de rede de proximidade relacionada formam uma parte importante de nossa estratégia global de infraestrutura interconectada. Estamos entusiasmados com o potencial do Projeto Monterey da VMware por fornecer segurança e desempenho para aplicativos de última geração, ao mesmo tempo em que unifica a infraestrutura e as operações para nossos clientes.” – Zachary Smith, diretor Executivo de Bare Metal na Equinix.

“Com o ritmo incrivelmente rápido de inovação de novas aplicações, há uma oportunidade de repensar a infraestrutura de TI. Acreditamos que as empresas do futuro compreenderão um ambiente desagregado e composto. Trabalhando em estreita colaboração com a VMware no Projeto Monterey, usando a tecnologia SmartNIC, estamos um passo mais perto de entregar o próximo nível de desempenho, operações consistentes e segurança intrínseca necessária a infraestrutura de próxima geração em locais de ponta, núcleo e nuvem.”- Paul Perez , SVP e CTO do Grupo de Soluções de Infraestrutura da Dell Technologies.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a VMware por quase duas décadas para fornecer soluções conjuntas para mais de 200.000 clientes e mais de meio milhão de licenças da empresa. O Projeto Monterey expande nossa parceria e inclui nossa forte colaboração com a Pensando para oferecer servidores HPE seguros e de alto desempenho voltados para cargas de trabalho emergentes para telecomunicações, HPC, AI, borda e muito mais com VMware Cloud Foundation validada para a Pensando Cartão de Serviços Distribuídos (DSC). As soluções combinadas oferecerão aos clientes a opção de acelerar a inovação com flexibilidade, agilidade e TCO reduzido para qualquer experiência de data center, da borda à nuvem e entregue com mais segurança”. – Krista Satterthwaite, vice-presidnete de Gerenciamento de Produtos de Computação da HPE.

“Nossa colaboração com a VMware no Projeto Monterey trará novos recursos inovadores para nossos sistemas ThinkAgile VX. Continuaremos a simplificar a experiência de operação e manutenção do portfólio de soluções Lenovo ThinkSystem com nosso plug-in para vSphere Lifecycle Manager (vLCM). A iniciativa permitirá inovações em nossos designs de sistema para garantir uma proteção de dados mais forte e fornecer novas maneiras de provisionar recursos dinamicamente. Com o projeto, nossos sistemas ThinkAgile VX serão capazes de executar virtualização e provisionamento completos para executar VMware Tanzu bare-metal com desempenho máximo, bancos de dados de série temporal de alta velocidade, AI / ML e cargas de trabalho de análise avançada.” – Greg Huff, diretor de tecnologia, Data Center Group, Lenovo.

“Os aplicativos modernos exigem uma nova arquitetura que traga mais inteligência para a nuvem híbrida. A computação acelerada por GPU NVIDIA capacita IA, ciência de dados, HPC e cargas de trabalho de gráficos, e o NVIDIA BlueField-2 DPU integrado ao VMware Cloud Foundation permite que os clientes ganhem desempenho, segurança e programabilidade inovadoras de uma unidade de processamento de dados para seus data centers corporativos, acelerando cada aplicação.” – Manuvir Das, chefe de computação corporativa da NVIDIA.

“Fundamos a Pensando acreditando que o crescimento maciço de dados e a necessidade de serviços distribuídos criados por tecnologias emergentes, como 5G, IoT e IA, exigiria uma nova abordagem para infraestrutura corporativa, de SP e em nuvem. Nossa visão para a Pensando Distributed Services Platform sempre foi a de uma plataforma programável, escalonável, de baixa latência e altamente segura que não apenas melhora o desempenho e as capacidades da plataforma do servidor, mas é fundamental para simplificar as operações do data center e a entrega de dados de aplicações. Isso nos torna uma escolha para o Projeto Monterey e estamos muito satisfeitos por termos sido selecionados para fazer parceria com a VMware no fornecimento de uma verdadeira infraestrutura orientada a aplicatições.” – Prem Jain, CEO da Pensando.

Sobre a VMware

Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global. Para mais informações, acesse: https://www.vmware.com/company.html.

centralrbn

Entenda o uso do certificado digital para acesso ao Siscomex

Artigo anterior

Fim do auxílio emergencial trava a economia e agride parcela mais pobre da população, alerta Fenae

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tecnologia