Ator retorna aos palcos como protagonista na versão do aclamado musical da Broadway, que estreia em 26 de setembro no Teatro Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro
Escrito por Patrícia Limeira
O jovem ator Vitor Vaimberg está de volta aos palcos para mais um desafio como protagonista. Ele dará vida ao intenso e questionador Melchior Gabor na nova montagem do premiado musical “O Despertar da Primavera” (Spring Awakening), que ocupará o palco do Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca.
O espetáculo, uma produção da Escola de Atores Wolf Maya, marca o retorno de Vitor Vaimberg aos musicais desde sua aclamada atuação como um dos protagonistas em “Romeu e Julieta”, em março deste ano.
Vitor estará em cena como Melchior nos dias 27/09, 4/10, 11/10, 24/10 e 26/10.
Melchior Gabor, seu personagem, é um jovem intelectual à frente de seu tempo, que desafia as convenções e a moral repressora da sociedade alemã do final do século XIX. Em meio a um grupo de adolescentes que desperta para a sexualidade, o amor e a identidade, Melchior se torna uma figura central na busca por respostas e liberdade. Para Vitor, que concilia a rotina de ensaios com a preparação para o vestibular, o papel representa uma oportunidade de mergulhar em um dos universos mais potentes do teatro musical contemporâneo.
“Fazer o Melchior é um desafio muito diferente de qualquer outro personagem que eu já fiz. Ele vem de um contexto em que ninguém queria falar e ninguém queria ouvir, e ele, como alguém que ia atrás do conhecimento que era escondido dele, era uma pessoa muito revolucionária para a época. Sinto que ele é bem diferente de mim, e é isso que é mais gostoso nele: tentar encontrar esse personagem dentro de mim, esse corpo diferente, essa cabeça diferente”, comenta o ator que acrescenta, “Ele é um jovem muito à frente do seu tempo, com falas e monólogos muito importantes e extremamente atuais durante a peça inteira, então é muito importante que cada palavra que saia da minha boca seja muito bem entendida pelo público. E, claro, as músicas dessa peça são absurdas! Eu amo todos os arranjos, melodias e letras desse musical, que trazem a contemporaneidade para os assuntos tratados”.
Com uma carreira iniciada aos 8 anos na peça “A Arca dos Bichos”, Vitor Vaimberg coleciona papéis de destaque em musicais, consolidando-se como um talento de sua geração. Aluno da Escola de Artes Wolf Maya, onde já participou de diversas apresentações, ele aprofundou seus estudos em um curso de direção em Nova York e aperfeiçoou outras habilidades que pode agora experimentar nesse novo espetáculo.
“Tenho o privilégio de poder dizer que canto o solo mais bonito que tenho em todos os meus 7 anos de teatro musical! É uma peça muito atual e muito importante de ser ouvida. O grande conflito é gerado através da falha de comunicação entre pais e filhos, um problema constante em nossa geração!”, finaliza.
Sobre O Despertar da Primavera
Inspirado na controversa peça de Frank Wedekind, “O Despertar da Primavera” revolucionou a Broadway com sua trilha sonora de rock contemporâneo, assinada por Duncan Sheik e Steven Sater. A obra, que arrebatou 8 prêmios Tony, incluindo o de Melhor Musical, e um Grammy, narra a jornada de um grupo de jovens que enfrenta os tabus e a repressão de uma sociedade conservadora.
A versão brasileira, de Claudio Botelho, ganha nesta montagem a direção geral de Rafaela Amado, direção musical de Anna Hannickel e direção de movimento de Sueli Guerra.
Serviço:
O quê: Musical “O Despertar da Primavera”
Estreia: 26 de setembro de 2025
Temporada: De 26 de setembro a 26 de outubro de 2025
Horários: Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Local: Teatro Nathalia Timberg
Endereço: Avenida das Américas, 2000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Produção: Escola de Atores Wolf Maya
Venda de ingresso:
Redes sociais:
Instagram: