O projeto Vidigal Capoeira está com inscrições abertas para suas diversas atividades culturais e educativas em 2024. A instituição oferece uma rica programação que inclui aulas de capoeira, danças populares (como Jongo, Coco, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Tambor de Crioula, Ciranda e Maculelê), montagem de espetáculos, mostra mensal de cineclube e oficinas mensais com mestres e fazedores de cultura reconhecidos.
O projeto é voltado para pessoas de todas as idades e visa promover o fortalecimento e a disseminação da cultura afro-brasileira e de outras manifestações culturais regionais, com a participação da comunidade local e além.
![](https://imprensabr.com/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250205-WA0002.webp)
Essas iniciativas fazem parte do “Plano Anual Ponto de Cultura Vidigal Cultural”, contemplado pelo Edital de Ações Locais – Edição Cultura Viva 2024, da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
Messias Freitas, fundador do projeto, destaca a importância do financiamento recebido por meio do edital.
“ O aporte financeiro deste edital é fundamental para a manutenção das atividades permanentes. Em 2025, pretendemos dobrar o número de beneficiados e intensificar o fortalecimento da cultura de origem africana e de diversas regiões do Brasil”, ressalta Freitas.
Messias reforça que, sem o financiamento do edital, seria muito mais difícil manter e ampliar o alcance do trabalho cultural.
“O Vidigal Capoeira segue como uma referência em iniciativas culturais que valorizam a memória, a tradição e a inclusão social por meio da arte e da educação. Recentemente tivemos o Reconhecimento de Utilidade pública pela Câmara Municipal do Município do Rio. Indicado pela vereadora Thais Ferreira” destaca, Messias.
O cronograma de 2024 prevê a realização de atividades semestrais, como apresentações de resultados dos trabalhos para a comunidade, o 12º Encontro de Cultura Popular no Vidigal, intercâmbios culturais entre pontos de cultura dentro e fora do município do Rio de Janeiro e a manutenção da biblioteca digital do projeto disponível no site da instituição.
![](https://imprensabr.com/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250205-WA0003.webp)
Serviço
As atividades são realizadas semanalmente na sede do projeto, localizada na Avenida Presidente João Goulart, nº 737, 3º andar, bairro Vidigal, Rio de Janeiro.
Horário dos cursos: terças e quintas das 17h30 às 21h30
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente durante todo o ano.
Mais informações estão disponíveis na página oficial do Instagram: @vidigalcapoeira.