Home Dicas Versatilidade da batata inspira criações gastronômicas 
DicasDicas de Culinária

Versatilidade da batata inspira criações gastronômicas 

Envie
Escondidinho em prato
Créditos: iStock
Envie

O vegetal está presente tanto nas receitas cotidianas quanto nas cozinhas clássicas

A popularidade da batata transcende fronteiras continentais. Em diferentes países, é possível encontrar ao menos uma receita que leva esse vegetal, da família dos tubérculos, como um dos ingredientes principais. Sua força no contexto culinário pode ser explicada pela sua versatilidade e por ser rica em carboidrato, macronutriente responsável por fornecer energia ao organismo.  

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as batatas cultivadas na contemporaneidade derivam de um único ancestral, nativo do Peru, na América do Sul. A expansão para a Europa, portanto, ocorreu em meados de 1570 e, para a América do Norte, em 1620. Inegavelmente, o cultivo e consumo se comprovou promissor, pois a elevou para a categoria de 3º alimento de origem vegetal mais consumido no mundo.  

Estimativas apontam para uma produção anual, de nível global, superior a 300 milhões de toneladas. Os dados da Embrapa ainda revelam que, deste montante, o Brasil se responsabiliza por uma média de 3,5 milhões de toneladas. Na liderança produtiva atual, estão China, Índia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Logo, não é exagero reconhecer a potência global desse tubérculo. 

Batata na culinária

Embora tenham relevância no setor industrial, é dentro das cozinhas e nos preparos culinários que as batatas brilham em sabor, textura e cremosidade. Na gastronomia, o seu uso se aplica a todos os pratos servidos em um menu, inclusive na sobremesa. Entre os tipos mais consumidos, estão asterix, baraka, baroa, doce, inglesa e yacon. Pela nítida diferença, cada uma possui indicações específicas na reprodução de receitas. 

  • Massas

Por serem fonte de amido, formam massas para pão, lasanha e nhoque. De modo geral, a base das massas consiste na mistura de batatas cozidas (de quaisquer qualidades) e amassadas com sal, temperos, manteiga, gemas e farinha de trigo. 

  • Entrada/Petiscos

Mais do que a tradicional versão frita, o vegetal tem a competência necessária para agradar o paladar em outras versões. Esse é o caso do clássico gastronômico batata rosti, feito com a asterix e as recheadas, geralmente preparadas com as opções maiores da inglesa e assadas no forno. 

  • Saladas

Enquanto alternativa à combinação de alface e tomate, as saladas de batata permitem o consumo inteligente dos legumes e/ou ovos disponíveis na geladeira com maioneses, ou cremes de diferentes sabores. Entre as opções, a yacon é a única que pode ser consumida crua, sem casca, devido à qualidade do efeito probiótico. 

  • Prato principal

A gastronomia francesa é uma das cozinhas que mais criou receitas com esse ingrediente, como a batata gratin (gratinada) e a tartiflette. Ambas enaltecem a harmonização com queijos finos. Outro prato de distinção é o escondidinho de carne, que combina o molho de carne moída com um purê cremoso e aveludado feito com batata, leite e queijo. 

  • Sobremesa

A batata-doce costuma ser a estrela da confeitaria. Há adaptações para pudim, muffin e bolos, mas também é possível encontrar o modo de preparo do doce de beijinho de batata, produzido com a do tipo asterix, açúcar, leite em pó, manteiga, mel e coco. Inovações como essa comprovam a habilidade de adaptação deste tubérculo. 

Inscreva-se para receber notícias sobre Dicas

Envie

RBN Stories