Veja dicas de como aumentar a produtividade dos seus estudos
0

Criar um ambiente de estudos únicos pode garantir resultados mais satisfatórios na aprendizagem

Criar uma rotina de estudos para vestibular e concursos públicos não é uma tarefa fácil, principalmente se você tiver a vida muito atarefada. Apesar dessa situação, você pode criar um ambiente de estudos agradável que te ajude a manter o foco e aumente a aprendizagem de forma eficaz. Isso envolve planejamento e disciplina para evitar distrações do dia a dia.

Organizar um espaço de estudos é mais importante do que determinar um tempo para a atividade, pois, segundo especialistas, a aprendizagem leva em conta contextos sociais e espaço físico adequado, que auxiliam na compreensão. Dedicar horas de estudos em locais que você não consiga se concentrar acaba prejudicando na absorção das informações, fazendo com o que o estudo seja em vão.

Iluminação, local e barulhos ao redor estão intimamente ligados à qualidade dos seus estudos. Esses fatores influenciam diretamente, pois uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço e perda de atenção. O primeiro passo é escolher um local da sua casa que seja arejado e silencioso, pois assim você terá uma facilidade em focar nos assuntos estudados e, consequentemente, terá melhor absorção.

Mas, afinal, o que é necessário para se criar um bom ambiente de estudos? Foco e determinação estão entre os pilares para se conseguir, mas com algumas dicas você pode montar um espaço bacana. Listamos aqui algumas ideias que você pode utilizar para construir um espaço agradável para estudar.

Se atente à iluminação e à temperatura

Pode parecer que esses fatores não sejam importantes, mas, como dito anteriormente, estão intimamente ligados à qualidade do seu estudo. A iluminação garante que a leitura seja melhor, e consequentemente o cansaço dos olhos diminui. Busque locais da sua casa com uma boa iluminação – caso seja necessário, acenda a luz mesmo no período do dia. Em relação à temperatura, priorize locais perto da janela, pois o ambiente ficará mais arejado e agradável.

Tenha um espaço reservado

Caso você more com mais gente em casa, sempre acaba tendo alguma distração, sejam barulhos, conversas, ou até mesmo uma TV ou um som ligado. Procure um local adequado na sua casa que impeça o máximo de distrações – caso não tenha um quarto de estudos, procure uma biblioteca ou alguma sala do seu cursinho, pois esses ambientes são mais silenciosos, aumentando seu foco.

Priorize a organização dos seus materiais e do espaço

A organização é algo prioritário para um bom estudo; portanto, ter tudo perto de você e saber onde está cada coisa é fundamental. A famosa “bagunça” pode prejudicar sua produtividade, então organize seu espaço e mantenha perto de si tudo que você usa com frequência. Assim, você terá mais facilidade na concentração e focará seu cérebro no que realmente importa: os estudos.

Use um mural para anotações

Todas as provas possuem conteúdos específicos que, muitas vezes, acabam não caindo, então anotar as principais coisas é fundamental. O concurso para administrador do IFCE, ou o vestibular da Unesp e da USP, são bem concorridos, então deixar suas anotações mais importantes em um local determinado ajuda no aprendizado e na revisão antes da prova.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar