Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Vantagens de conhecer e adotar a gestão baseada em processos para sua empresa

Publicado

em

Vantagens de conhecer e adotar a gestão baseada em processos para sua empresa
Créditos: iStock

Saiba como utilizar sistemas que integram setores de uma mesma companhia e auxiliam na produtividade 

Dos maiores desafios empresariais que podem surgir, a gestão, em qualquer que seja a área ou setor, será um deles. Isso porque analisar, mapear, e saber de que maneira otimizar os processos, pode exigir tempo e preparo que demandam atenção plena da equipe e das pessoas envolvidas nesse gerenciamento. Esse tempo deve ser resguardado para realizar esse gerenciamento e pensar em possibilidades de automatizá-lo.

Nesse sentido, ter uma gestão baseada em processos, ou seja, uma gestão que integre as áreas da empresa de maneira a otimizar todas elas, pode auxiliar nesse processo que requer tanto cuidado e atenção. Seja visando eliminar desperdícios e reduzindo custos, ter um processo e um plano de ação definido irá maximizar os resultados desejados.

Além disso, a gestão baseada em processos possibilita um entendimento maior das relações estabelecidas nos diferentes setores da empresa, bem como auxilia na elaboração de uma comunicação que seja assertiva, transparente e responsiva. Em resumo, trata-se de uma gestão indispensável, pois ajuda as empresas a se tornarem mais eficientes, eficazes, colaborativas e ágeis.

O desafio, no entanto, é encontrar uma maneira de integrar esses processos em um sistema que seja capaz de atender às demandas da empresa e que seja viável, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista da experiência do usuário, atualmente primordial para o uso das tecnologias.

Nesse sentido, o ERP, cuja sigla significa planejamento de recursos empresariais, vem a ser uma boa alternativa. Afinal, trata-se de um sistema que integra informações de dados e processos da companhia e concentra-os em um mesmo sistema, possibilitando amplo acesso. 

Seu desenvolvimento visa interligar os departamentos de uma mesma empresa por meio da tecnologia e automação, utilizando-se de armazenamento de informações para oferecimento de dados concisos e insights que possibilitem o desenvolvimento de um plano de ação para resolver determinado problema ou situação.

O ERP é primordial em uma empresa, sobretudo aquelas que aderem aos sistemas digitais e de conexão integrada. No setor de vendas, por exemplo, o sistema pode processar pedidos, controlar o estoque de maneira dinâmica, ou seja, realizar a subtração ou adição de produtos de acordo com a movimentação indicada, planejar ações e realizar um balanço financeiro automático. Tudo isso para auxiliar quem o opera. 

Antes de tudo, um bom sistema de ERP precisa conter comandos básicos para operar e atender as necessidades da empresa, por exemplo, emitir notas fiscais (NF), realizar um controle financeiro e de compras, gestão comercial, conhecida como CRM, entre outras funcionalidades. 

Foto: Kasto/Divulgação: Canva Leia Mais

UniNorte e ABRAPS realizam Meet Up Pré-COP30

Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, Ari de Sá Neto, representante Master, e Raquel Teixeira, líder dos programas de relacionamento da EY Brasil (Foto: divulgação) Leia Mais

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, é o representante Master da 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano

Gustavo Blasco, CEO e cofundador da GCB Investimentos / Quatro Olhos Filmes / O Edgard Leia Mais

GCB consolida ecossistema de crédito privado e une tradição e inovação em plataforma robusta

Divulgação Leia Mais

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Divulgação Leia Mais

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.