Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Vai na Copa do Mundo ao Qatar? Veja 4 regras a cumprir no país anfitrião

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Os torcedores mais intensos não dispensam a presença na quadra para ver os jogos da seleção e, mundialmente, se nota que existe um mercado turístico em torno das competições de futebol. Se esse for o seu caso e estiver pensando em ir no Qatar para assistir os jogos, no entanto, existem regras a conhecer antes de ir. Perceba as regras principais a cumprir ao visitar o Qatar.

O Qatar é o primeiro país do Médio Oriente, de pendor islâmico, que irá receber um evento de futebol com a dimensão da Copa do Mundo e, embora a federação esteja garantindo que tudo decorrerá de um modo normal, o fato é que os traços culturais desse país anfitrião devem ser considerados, não apenas por uma questão de segurança, mas também de respeito.
Quem segue websites especializados em dicas e informações sobre futebol (tomemos como exemplo o https://www.assisnews.com.br) sabe que o Brasil é um dos grandes favoritos para vencer essa copa e está, provavelmente, a sentir o intenso desejo de ver esse desfecho na primeira pessoa.
Nada impede que você faça as malas para que isso aconteça, mas se for no Qatar, é bom lembrar que existem hábitos, costumes e normas associadas com a vida cotidiana no país e que, para assistir aos jogos ao vivo, elas devem ser respeitadas.
Deixamos 4 aspetos relevantes sobre a cultura do país anfitrião e suas regras, para que possa ir no Qatar sabendo melhor o que pode ou não pode fazer. Confira.

1. Se vista de um modo apropriado

Segundo a cultura do Qatar, as roupas são bem recatadas. Aqui, os homens usam uma indumentária branca, no formato de túnica e chamada de Thoub, enquanto as mulheres seguem a famosa tradição do véu preto com o Hijab, sendo que a maioria cobre até seu rosto.
Não precisa de usar as mesmas roupas que os locais nem de se cobrir dessa forma, mas se recomenda que as roupas sejam completas, evitando revelar demasiada pele. As mulheres não poderão usar roupas curtas ou transparentes.

2. Tirar fotos na rua

Vamos ser realistas : em qualquer viagem atual, o Instagram tem um papel muito importante e mostrar aos seguidores onde você está e sua envolvente é algo cativante e que cria um desejo especial em todos os viajantes.
É certo que todo o turista ama tirar fotos, mas se você vai à Copa do Mundo no Qatar, cuidado! Esse país do Médio Oriente tem regras bastante estritas sobre a recolha de imagens em suas ruas.
No Qatar tirar fotografias sem autorização é crime e você poderá ter problemas principalmente se fotografar nas ruas mais movimentadas ou junto de edifícios religiosos e militares. Assim, no caso de você querer fotografar, garanta que pede a autorização devida, para que possa fazê-lo sem se colocar numa situação complexa.

3. Beber bebidas com álcool

Sabemos bem que a cerveja e o futebol são quase indissociáveis para os torcedores do Brasil e, de facto, tomar uma fresquinha durante os jogos soa muito promissor.
Ainda assim, é importante que você tome em consideração que beber nas ruas do Qatar não é permitido, sendo que esse consumo desse tipo de bebidas pode apenas ser feito nos locais indicados e autorizados, que são, por norma, cafés, hotéis, bares e restaurantes.
Se estiver bebendo na rua é possível que as autoridades do país o detenham e levem você até às esquadras locais. Ainda que se espere uma maior abertura sobre essa regra durante o evento esportivo que se aproxima, o fato é que, ao se afastar dos locais da competição ou ao estar neles fora dos horários em que decorrem as partidas, deve considerar que a norma existe, para que não tenha um contratempo.

4. Dar carinho nas ruas

A Copa do Mundo no Qatar está sendo difundida pelos canais oficiais como um evento inclusivo, mas existem aspetos a considerar.
Certo é que o futebol é um esporte que une as pessoas e viajar em casal sempre é bom… mas se o fizer, a recomendação é para que considere a cultura local e evite todas as demonstrações públicas de afeto, já que isso pode escandalizar os locais ou mesmo fazer com que você seja detido.
Ainda que a federação garanta sua segurança, os casais LGBTQIA+ devem ter particular cuidado, já que embora o evento seja inclusivo, a cultura local é bem convencional e pode haver situações complexas perante demonstrações de carinho nas ruas, incluindo beijos, abraços ou qualquer toque entre gêneros, incluindo mesmo apertos de mão.

divulgação - Rafael Tomé é o segundo skatista no mundo a realizar a manobra 540 Varial Flip Leia Mais

Skatista profissional revelação no cenário nacional busca patrocínio

Ismael Marques / Divulgação Leia Mais

Atleta da APA Petrolina conquista ouro no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens no Chile

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Inscrições para o Circuito de Corridas CAIXA Vitória terminam nesta terça-feira (4)

Foto: E-Vibe Rush/Divulgação Leia Mais

Rush, a nova e-bike da Caloi chega para conquistar as cidades e transformar a mobilidade urbana

Bruno Farias / Cross Urbano CAIXA Leia Mais

Cross Urbano CAIXA encerra temporada com campeões e 1.000 atletas no Parque Olímpico, no Rio

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.