Home Estilo e Vida Saúde Vacina da gripe: entenda o motivo de tomar anualmente
Saúde

Vacina da gripe: entenda o motivo de tomar anualmente

Envie
Créditos: Jacob Wackerhausen I iStock
Envie

Campanha de vacinação contra Influenza começou em 25 de março; entenda importância da imunização e principais objetivos da iniciativa anual

O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem preocupado as autoridades de saúde em todo o Brasil, segundo dados do Boletim InfoGripe. 

Diante disso, amplos esforços estão sendo adotados para divulgar a temporada de vacinação contra a gripe, que começou oficialmente no dia 25 de março, com objetivo de imunizar mais de 75 milhões de pessoas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina é eficaz contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, e é uma medida essencial para controlar a disseminação dos vírus respiratórios, reduzir o número de internações hospitalares e prevenir complicações graves e mortes, principalmente entre os grupos mais vulneráveis da população.

A importância da vacinação contra a gripe

A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. Ela é especialmente importante para grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. 

Vale ressaltar que a vacina protege não só o indivíduo imunizado, mas também ajuda a reduzir a transmissão do vírus na comunidade, proporcionando uma proteção indireta para aqueles que não são vacinados.

Além disso, a vacinação ajuda a diminuir a pressão sobre os serviços de saúde, principalmente durante os períodos de maior circulação do vírus, como o inverno.

Outro ponto importante é que, mesmo que a vacina não previna totalmente a gripe, ela pode reduzir a gravidade dos sintomas, tornando a doença menos severa e a recuperação mais rápida.

O que é a Influenza e por que devemos nos preocupar?

Popularmente conhecida como gripe, ela é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório, causando sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e fadiga. Em casos mais graves, pode levar a complicações como pneumonia, exacerbação de doenças crônicas, hospitalização e até morte. 

Por que é essencial tomar a vacina todos os anos?

Os vírus da gripe sofrem mutações frequentes, criando novas cepas que podem não ser cobertas pela vacina do ano anterior. Por isso, a vacina é reformulada anualmente para incluir as cepas que estão em circulação.

A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Laboratório de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) avaliam quais cepas do vírus estão mais circulantes e recomendam a composição da vacina, que é ajustada para garantir a maior eficácia possível. Com isso, a ANVISA publica a composição das vacinas que serão utilizadas no ano seguinte.

Outro fato é que a proteção conferida pela vacina da gripe diminui ao longo do tempo. Por isso, a vacinação anual garante que o sistema imunológico esteja preparado para combater as cepas mais recentes do vírus.

Além disso, a vacinação anual ajuda a manter altas taxas de imunização na população, o que é essencial para prevenir surtos e proteger os mais vulneráveis.

Campanha de vacinação de 2024

Até o início de julho de 2024 foram aplicadas 38.735.239 doses da vacina, segundo o painel do Ministério da Saúde, com informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o que equivale a uma cobertura de 44,57% da população-alvo da campanha, que é de 75.811.681 pessoas.

A campanha está mobilizando diversos profissionais da área da saúde, principalmente os graduados na faculdade de enfermagem, pois são eles que aplicam o imunizante. 

No primeiro semestre, as doses serão destinadas para as regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, e o Norte será imunizado no segundo semestre.

Dia Nacional da Vacinação alerta para importância de prevenir doenças
Dia Nacional da Vacinação alerta para importância de prevenir doenças
Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio
Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio
Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção
Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção
 Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
 Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
Outubro Rosa: Conheça os Direitos Previdenciários dos Pacientes com Câncer de Mama
Outubro Rosa: Conheça os Direitos Previdenciários dos Pacientes com Câncer de Mama
Envie