Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Uso indiscriminado de antidepressivos traz riscos, alerta especialista

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Nas últimas semanas, a família Pôncio ganhou destaque nas mídias. Desta vez, com a notícia de que a matriarca Simone Pôncio havia sido internada em uma clínica psiquiátrica, no Rio de Janeiro, pelo uso excessivo de antidepressivos. Em comunicado, a Família Pôncio confirmou que ela já fazia uso de medicamentos prescritos por profissional, mas que aumentou a dosagem por conta própria. Especialista alerta que o uso indiscriminado de remédios e automedicação podem trazer sérios problemas.

 

Ervin Cotrik, psiquiatra e especialista em terapia cognitiva comportamental, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP, afirma que esse comportamento pode gerar reações como intoxicações que prejudicam o organismo. “No caso de antidepressivos, que são remédios controlados, a má administração é ainda mais grave. Dependendo do medicamento, a pessoa pode apresentar aumento da pressão arterial, palpitação, alteração na respiração, convulsão e até parada cardíaca”, alerta.

 

De acordo com levantamento feito ano passado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a venda de  estabilizadores de humor e antidepressivos aumentou em 13%. Os dados se referem aos cinco primeiros meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. “Assim como a prescrição, a indicação de aumento ou qualquer que seja a alteração da dosagem, somente deve ser feita pelo médico. O paciente nunca deve fazer essas mudanças por conta própria, até porque são remédios de uso controlado, como o próprio nome diz”, enfatiza.

 

O especialista orienta que em caso de superdosagem na ingestão de qualquer medicamento, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico. Ervin ainda reforça e defende o uso racional de medicações. “Como mencionado pela Organização Mundial de Saúde,  uso racional parte do princípio de que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas quantidades individualmente requeridas para um certo período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. São fatores que se complementam, sendo que o paciente tem melhor sucesso e segurança no seu tratamento. Se está passando por qualquer problema, procure auxílio médico”, finaliza.

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

https://www.freepik.com/free-photo/young-male-psysician-with-patient-hospital_6190115.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=84200e7a-3bc2-49c2-9ff6-31b25e6051c9&query=consulta+medico Leia Mais

Atestado médico online: como conseguir com segurança

Divulgação Leia Mais

A voz da inclusão: Tânia Bastos consolida avanços no atendimento a crianças com mutismo seletivo

Divulgação Leia Mais

Sorriso de fim de ano: cresce a procura por tratamentos estéticos odontológicos antes das festas

Freepik Leia Mais

Avanços no tratamento da doença falciforme trazem esperança para o Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.