Firme no propósito de descentralizar para tornar os serviços de saúde mais acessíveis para a população, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em parceria com a Secretaria de Administração do Estado (SAD), traz mais uma novidade para os usuários da rede pública. Nesta terça-feira (19/11), a unidade do Expresso Cidadão do RioMar Recife, localizada no Pina, além das de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro começam a entregar as carteiras de fibromialgia que ficaram prontas até o último dia 14 de novembro.
Neste momento, dos 2.033 pernambucanos que já se cadastraram no censo promovido pela SES-PE, 430 estão aptos a receber o documento, que permite atendimento prioritário em órgãos públicos e privados em todo Estado. Os contemplados foram atualizados, via mensagem automática – SMS e WhatsApp -, sobre o processo e o local onde buscá-las. Podem retirar as carteiras de fibromialgia a própria pessoa, os pais ou o portador com procuração, com a apresentação da carteira de identidade.
Por ora, no Recife, as carteiras de fibromialgia serão entregues no Expresso Cidadão Pina, localizada no RioMar Recife. Para os residentes fora da Região Metropolitana do Recife (RMR), basta se dirigir à unidade do Expresso Cidadão do município onde moram para receber o documento. O atendimento é espontâneo, sem agendamento, no horário de funcionamento de cada estabelecimento. A SES-PE reforça que, nas cidades sem unidades do Expresso Cidadão, a entrega será realizada nas secretarias municipais de saúde, através da articulação das Gerências Regionais de Saúde (GERES).
A partir do dia 29 deste mês, o Expresso Cidadão também vai passar a apoiar o usuário no preenchimento do censo, acessado no link: https://forms.gle/EEjEPe7VptE8tePv6tanto, e na digitalização e no envio de documentação, que, em algumas ocasiões, são entraves para os não familiarizados com a tecnologia. Além da entrega de carteiras, este suporte será incluído definitivamente nas ações diárias do Expresso Cidadão.
A SES-PE informa que, desde o dia 14 de novembro, o aplicativo do censo foi atualizado. Para as pessoas residentes na RMR, foram referendadas as três opções de Expresso Cidadão mais próximas do usuário.