Conecte-se conosco

Lançamento

Uma viagem pelo mundo dos beats! Ouça “Kroutons”, primeiro álbum do paraibano Big Jesi.

Publicado

em

Uma viagem pelo mundo dos beats! Ouça "Kroutons", primeiro álbum do paraibano Big Jesi.

Daniel Jesi é músico e produtor paraibano com extensa experiência em bandas e estúdios de João Pessoa. Integrou bandas como Dalila no Caos, Dalva Suada (ambas regatadas pelo HCREC para os streamings) e a instrumental Burro Morto. Foi do Mutuca Estúdio e hoje faz parte do BBS estúdio em João Pessoa. Atualmente integra a banda Rieg, do projeto Orijah, do coletivo de produtores ferve, produz para Bixarte, Filosofino e outros nomes da nova cena da Paraíba e do Brasil. É o idealizador do movimento #30dias30beats, onde todo mês de abril diversos beatmakers do Brasil produzem beats diariamente e postam em suas redes, num exercício de troca, aprendizagem e produção musical.

Foi a partir do #30dias30beats de 2019 que surgiram as faixas do “Kroutons”, primeiro álbum solo do projeto Big Jesi. “A ideia é trabalhar com sincronicidade criativa, num exercício diário do fazer-ser-fazer-ser. O fio condutor é o que a música pode mover, seja os beats ou as reflexões geradas por ele. É um estado de transformação e descoberta frequente”, explica Daniel.

Composto inicialmente por 30 faixas curtas, o álbum foi todo reeditado para este lançamento nos streamings. Agora são 15 faixas que misturam os 30 beats produzidos no período da ação em 2019, maturados pelo tempo de produção atual do artista. O trabalho passa por sonoridades que vão do instrumental jazzístico ao hip/hop Lo-fi, regado a linhas de baixo, instrumento que o Big Jesi toca nas bandas que faz parte, e uma mistura de beats, hora frenéticos, outras contemplativos e colagens com referências a música do mundo.

Sobre o processo de composição, Daniel Explica: “Kroutons é um retrato sonoro de um experimento. Usando a MPC 1000 a cada dia do mês de abril de 2019, eu fazia uma base de no máximo 1 minuto. Não planejava as músicas. não pensava se era mercadológicas. O mote era me influenciar pela música ou algum acontecimento que no dia me fez prestar atenção. Se sentia necessidade de usar outro instrumento além da MPC, tentava fazer com que os instrumentos fossem executados ao mesmo tempo. Foi um disco muito baseada na interação e performance com os equipamentos num take único. Para os streamings resolvi editar e mesclar as músicas”.

KROUTONS” conta com a participação de Filosofino em uma das faixas e no trabalho estético da capa, feita junto com Riegulate. “É o meu primeiro material solo, mas acredito que esse disco é resultado das pessoas próximas a mim nesse período. E isso é o que mais me motivou a fazer desse experimento um álbum. É como se eu tivesse documentado e imprimindo sonoramente aquele recorte temporal do meu ponto de vista”, complementa o Big Jesi.O álbum tem produção do BBS Studio e do Hominis Canidae e é o décimo lançamento inédito de 2021 do selo Hominis Canidae REC,

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *