Com uma única inscrição, candidatos podem concorrer a vagas em até três unidades da Afya em todo o Brasil, incluindo o Centro Universitário Afya Itaperuna, referência em formação médica na região. A prova será realizada no dia 26 de outubro.
Outubro de 2025 – A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, abre as inscrições para o vestibular unificado de Medicina para ingresso no 1º semestre de 2026.
A partir de agora, o processo seletivo traz mais praticidade e conveniência para os candidatos ao permitir que, com apenas uma inscrição e o pagamento de uma única taxa, seja possível concorrer a uma vaga em até três unidades da instituição, em diferentes regiões do Brasil.
O sistema de seleção considera as opções em ordem de preferência: primeiro é analisada a unidade escolhida como prioridade pelo candidato. Caso não seja aprovado, a mesma nota é aproveitada para a segunda e a terceira opções.
No total, o vestibular disponibiliza mais de 1.500 vagas, distribuídas em 32 unidades de ensino da Afya em 14 Estados. No Noroeste Fluminense, a instituição conta com a unidade de graduação Centro Universitário Afya Itaperuna (antiga Uniredentor). Todos os cursos de Medicina contam com notas 5 e 4 em avaliações do MEC (Ministério da Educação), em uma escala de 1 a 5.
“O vestibular de Medicina é um dos mais concorridos do país e, muitas vezes, os estudantes precisam viajar pelo Brasil em busca de uma vaga. O vestibular unificado amplia as oportunidades de ingresso ao possibilitar que o candidato utilize a mesma prova para concorrer em diferentes unidades da Afya, em várias regiões, sem precisar enfrentar novos deslocamentos ou processos seletivos”, explica Érico Ribeiro, vice-presidente de Graduação da Afya.
A prova será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 em formato online, garantindo comodidade e acessibilidade para estudantes de todo o país. As inscrições para o vestibular unificado seguem até 20 de outubro, exclusivamente pelo site da Afya. Todo o processo, incluindo a matrícula, é realizado de forma totalmente digital, em um ambiente controlado que garante segurança em cada etapa.
Histórias que inspiram
Entre as histórias inspiradoras que marcam o curso de Medicina da Afya, está a de Maria Eduarda Sulic de Paula, aluna do 3º período do curso de Medicina. Desde pequena, Duda sonhava em ser médica. Ainda aos quatro anos, desenhava o que chamava de “médica que tira o bebezinho da barriga da mãe” – sonho que o tempo só reforçou.
Antes de ingressar na Medicina, formou-se em Enfermagem, carreira que exerceu com amor e dedicação. Mas o desejo de aprofundar-se nos estudos e compreender os casos clínicos de forma mais ampla a levou a recomeçar. Enfrentou o medo de deixar uma carreira já construída, abriu mão do emprego e da pós-graduação para seguir o que chamou de sua “verdadeira missão”.
“Aprendi com a professora do curso, Renata Monteiro, que o cargo mais alto que nós, profissionais da Medicina, podemos ocupar na vida é o de ser humano. Sonho em atuar como médica, já atuei e atuo como enfermeira, mas antes de tudo isso eu sou um ser humano, e é por isso que preciso me respeitar e respeitar aquele que chega até mim em busca de cuidado e proteção”, conta a aluna, cuja trajetória é um exemplo de coragem e propósito, mostrando que nunca é tarde para recomeçar em direção ao sonho de transformar vidas por meio da Medicina.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.