Conecte-se conosco

Teatro

Últimos dias para conferir espetáculo “Os Orixás”, do Grupo Giramundo, no YouTube

Publicado

em

Últimos dias para conferir espetáculo "Os Orixás", do Grupo Giramundo, no YouTube

Em comemoração aos 50 anos do grupo, o Giramundo está disponibilizando por tempo limitado 3 espetáculos de seu repertório. E agora chegou a vez do público conferir “Os Orixás”, que ficará disponível até 10 de agosto no canal do grupo.

Entre as ações comemorativas aos 50 anos do Grupo Giramundo está a disponibilização de três montagens icônicas da companhia no YouTube, possibilitando a democratização do acervo criado pelos artistas. Os espetáculos foram escolhidos em função da importância na trajetória do grupo e também das técnicas e elementos utilizados tanto no enredo quanto na construção dos bonecos e dos recursos utilizados, permitindo explorar as vertentes artísticas do Giramundo. As montagens poderão ser conferidas gratuitamente no YouTube do Giramundo. A cada quinzena, entra em cartaz uma produção assinada pelo grupo.

Até o próximo dia 10 de agosto é a vez do espetáculo Os Orixás”, uma experiência musical e visualmente muito rica e potente. No dia 11 de agosto começa a exibição de “As Aventuras do Dr. Botica”, uma história divertida, inspirada no universo dos brinquedos, que seguirá na plataforma até 25/08.

Sobre o espetáculo

Os Orixás

Criado oficialmente em 2001, o espetáculo também foi sendo atualizado ao longo da trajetória do grupo. A montagem trata sobre a gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. A música, criada pelo músico Sérgio Pererê, propõe uma viagem ao universo das divindades africanas e seus elementos. A trilha sonora inclusive foi inteiramente refeita na última remontagem e foi gravada por um time de cantores e atores negros. A montagem ressalta a assimilação da cultura Iorubá pelos brasileiros, refletida “em nossa maneira de pensar, na alegria, na culinária, no amor à natureza e na vontade de viver”, segundo Álvaro Apocalypse. “Os Orixás” foi inclusive a última produção do Giramundo dirigida pelo criador do grupo, falecido em 2003.

As Aventuras do Dr. Botica

Encerrando a pequena temporada de espetáculos no YouTube, a montagem escolhida foi “As Aventuras do Dr. Botica”, que apresenta uma história divertida, com personagens únicos, com enredo dedicado à abordagem de valores universais como amizade, compromisso, tolerância e inclusão, transportando o público para um universo de fantasias e ensinamentos. O espetáculo foi inspirado nas cores e na estética dos brinquedos, trazendo o lúdico para a cena, aproximando-se do universo do público e dialoga com o audiovisual. Para alcançar o toque irreal e divertido dos personagens, o Giramundo não utilizou escalas convencionais na hora de conceber os bonecos. Por conta disso, todos os animais retratados possuem praticamente as mesmas dimensões.

Serviço

Grupo Giramundo disponibiliza espetáculos no YouTube

Os Orixás”, de 27/07 a 10/08

As Aventuras do Dr. Botica”, de 11 a 25/08

https://www.youtube.com/c/GrupoGiramundo/featured

Classificação etária: livre

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *