A oitava edição do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank foi disputada neste domingo (28/7) com mais de 3.500 ciclistas amadores de todo o país e do exterior. A largada do percurso longo (107 km) ocorreu às 6h, com sensação térmica de 5 °C no interior paulista; os atletas do percurso curto (66 km) partiram às 7h20.
O frio inicial não tirou o ânimo dos participantes, que pedalaram em vias 100% fechadas. A prova apresentou alto nível técnico, especialmente nas subidas de serra e no sprint final no Capivari. No masculino, o vencedor dos 107 km foi Bruno Martins Lemes, de São José dos Campos (SP), com 2h54min43s774.
O bicampeão cruzou a linha de chegada com vantagem de cerca de 30 segundos sobre os companheiros de equipe. “Senti bem minhas pernas no Pico do Itapeva. Vínhamos os três de São José dos Campos, ataquei no Machadinho e abri uma certa vantagem. Controlei a serra e deu pra vencer. Valeu a pena muita dedicação e treino. Agradecer a Deus pelo bicampeonato”, disse Bruno Lemes, também bicampeão em Cunha (SP).
Como citado pelo atleta, a equipe de São José dos Campos ocupou as três primeiras posições no percurso de 107 km, com Cainã Guimarães de Oliveira e Vinicius Silva dos Santos.
“Temos o tempo de escalada mais forte do país! E hoje a gente mostrou isso. Fizemos um grande trabalho em equipe, com o Bruno desgarrando na ponta. Individualmente foi muito bom, mas melhor ainda em equipe.”
No feminino do longo, a vencedora foi Livia Leozzi Cabeca, da Abec Rio Claro, com 3h16min17s336, seguida por Bruna Tasca Twiaschor (3h16min18s183) e Raiza Goulão Henrique (3h24min32s266).
Livia destacou a necessidade de mais segurança nas estradas durante os treinos: “Saí de vários livramentos neste ano, foi bem difícil pra mim. Eu ia muito para a estrada, pedalava com vários caminhões, mas a situação mudou… Hoje eu posso treinar numa ciclovia com o Mauro Ribeiro.”
Na distância de 66 km, Thiago Braga Perdigão, da Escalera, venceu após sprint final com Leonardo Benedetti — ambos na casa de 1h44min. “A gente abriu uma fuga bem grande na serra; ficou eu e o outro atleta revezando, revezando… mas no sprint final dei tudo que tinha, deu bom!”, explicou Thiago Perdigão, recepcionado por familiares.
No feminino do curto, Marianna Louise Toledo Machado comemorou o título ao lado do namorado, que a acompanhou durante todo o trajeto. A atleta, que fraturou a mão recentemente, quase ficou fora desta edição.
“É uma realização especial pra mim. Depois de quebrar a mão, achei que ficaria de fora! A largada foi frenética e dei tudo na descida. Na serra eu consegui escapar e, quando cheguei, eu pensei: será que é verdade? Deu certo. Que prova linda”, disse Mari Louise, terceira colocada em 2024 na mesma distância.
Nos três dias, o Village do L’Étape, no Convention Center de Campos do Jordão (Av. Macedo Soares, 499 – Capivari), registrou grande movimento, concentrando a retirada de kits e as ativações de patrocinadores, além de funcionar como ponto oficial de encontro de ciclistas, apoiadores e imprensa.
Podcast com os campeões — https://www.youtube.com/watch?v=w2t0THu0vWo