Saiba o que é, como funciona e quais os benefícios dessa rede de proteção contra imprevistos
Também definida como uma reserva de emergência, a reserva financeira nada mais é que a soma de um valor que será destinado a emergências e imprevistos que venham a ocorrer ao longo da vida, englobando despesas médicas não espontâneas, bem como perda de emprego não prevista, consertos ou reformas urgentes.
A importância de ter uma reserva financeira estende-se não apenas a períodos específicos, perdurando em todas as fases da vida, afinal mudanças repentinas e imprevistos inevitáveis podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, ter um valor significativo que possa auxiliar nesses momentos, não apenas traz segurança como também tranquilidade financeira. Mas a relevância de sua existência não se limita apenas a esses aspectos.
Planejamento
Para aqueles que possuem planos a longo prazo, sejam eles a compra da casa própria, ou a viagem dos sonhos em família, é necessário que o planejamento financeiro seja bem estruturado a ponto de abarcar possíveis imprevistos, como já mencionado. É quando entra a reserva financeira, que por sua vez contribui para que mesmo que incidentes ocorram, o recurso destinado a esses planos não seja afetado.
Segurança
A reserva de emergência possibilita uma sensação de segurança posto que reduz a necessidade de créditos ou empréstimos, geralmente procurados em situações de emergência, sem que haja um planejamento de pagamento saudável. Além disso, proporciona a tranquilidade de saber que as crises serão enfrentadas com mais controle, bem como minimizar as possíveis crises que podem impactar diretamente a vida financeira.
Oportunidades de investimento
Após a constituição da reserva de emergência, é viável buscar investir em ativos mais rentáveis, aproveitando oportunidades como momentos de baixa no mercado ou negócios promissores a gosto do investidor. Dessa forma, é possível direcionar o excedente para investimentos que ofereçam maior potencial de retorno do que as contas bancárias tradicionais, que possuem taxas de juros baixas e por isso não são tão viáveis.
Saúde financeira
A ideia da reserva é proporcionar, sobretudo, saúde financeira, evitando que o indivíduo use todos os recursos financeiros que possui em caso de contratempos, o que por sua vez pode gerar constante estresse e preocupação. Em momentos de tensão, ter a reserva pode fazer toda a diferença na resolução dos problemas.
É necessário também pensar na aposentadoria. Independentemente da escolha entre a previdência privada ou pública, é importante ter uma quantia a mais de dinheiro para complementar a renda nessa fase da vida em que o ideal é descansar e colher os frutos do trabalho ao longo dos anos.