Home Estilo e Vida Saúde Trombose: entenda o que é, como se prevenir e tratar o problema
Saúde

Trombose: entenda o que é, como se prevenir e tratar o problema

Envie
Default Featured Image
Envie

Formação de coágulos no sangue, se não tratada a tempo, pode se tornar fatal

A trombose é um problema de saúde comum, caracterizado pela formação de um coágulo sanguíneo dentro das veias ou artérias, o que pode causar um entupimento das vias ou ser carregado pelo fluxo sanguíneo para outras regiões do corpo. Essa condição é mais frequente nos membros inferiores, causando inchaço e vermelhidão; no entanto, se o coágulo chegar aos pulmões ou ao cérebro, pode haver risco de morte.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta do corpo para estancar sangramentos quando há o surgimento de cortes ou feridas. No entanto, algumas pessoas têm a formação desse coágulo – chamado de trombo – dentro da corrente sanguínea, sem o aparecimento de qualquer sangramento. Essa ocorrência pode levar a diversas complicações de saúde.

Geralmente, os trombos aparecem com mais frequência nas pernas, em decorrência de ficar sentado ou deitado por muito tempo na mesma posição. Quando o coágulo permanece alojado nos membros, ele causa entupimento dos vasos, onde pode ser observada vermelhidão da região, inchaço, aparecimento de varizes, dores, pele mais rígida no local e veias mais visíveis.

Muitas vezes, o próprio organismo é capaz de reagir ao trombo, e ele desaparece sozinho, sem nenhuma complicação. Todavia, sempre que há uma suspeita de trombose, é recomendada a consulta médica imediata para avaliar o quadro e iniciar o tratamento o mais rápido possível para prevenir efeitos graves indesejados.

Tipos de trombose e seus efeitos

Existem três tipos principais de trombose. A Trombose Venosa Profunda (TVP) ocorre quando há o surgimento de trombos nas veias, que pode permanecer alojada na região ou se locomover pelo corpo, em que pode chegar ao coração e posteriormente ao pulmão, obstruindo as vias do órgão respiratório e provocando embolia pulmonar, que necessita atendimento de emergência ou pode levar à morte.

Já na Trombose Arterial (TA) o coágulo surge em uma das artérias do corpo, bloqueando a passagem de sangue. Quando isso ocorre, pode haver falta de bombeamento sanguíneo para as outras regiões do corpo, podendo causar AVC, infarto ou também amputamento do membro.

Há ainda a Trombose Hemorroidária, que ocorre quando formam-se coágulos de sangue na região anal quando há o rompimento ou a compressão de uma hemorroida. Neste caso, o paciente sente dores extremas e tem-se a formação de um nódulo com edema arroxeado ao redor do ânus.

Essa condição é mais frequente em mulheres, mas pode atingir qualquer pessoa. Entre os fatores que oferecem algum risco de aparecimento da doença encontram-se o uso de anticoncepcionais, fumar, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, hereditariedade, obesidade, câncer e idade superior a 60 anos.

No caso de viagens longas, o risco de aparecerem tromboses é maior. Isso acontece pois a pessoa fica sentada muito tempo na mesma posição, o que pode atrapalhar a circulação de sangue das pernas. Nesses casos, é recomendável andar pelos corredores nas viagens de avião e ônibus, ou realizar paradas para movimentar as pernas nas viagens de carro. O uso de roupas largas e confortáveis, meias elásticas e mudar de posição algumas vezes também pode ajudar.

Para prevenir a trombose, é necessário ter hábitos saudáveis e se exercitar frequentemente ou fazer caminhadas, não ficar muito tempo na mesma posição e não fumar cigarro. O tratamento é feito, muitas vezes, com uso de medicamentos anticoagulantes, que dissolvem o sangue e a heparina nos casos mais graves, além do uso de meias de compressão, que permitem melhor circulação do sangue nas pernas.

O diagnóstico precoce é importante para tratá-la rapidamente, sem que haja o desenvolvimento de problemas. Ele pode ser feito de diversas maneiras, como exames sanguíneos – que, inclusive, podem detectar uma predisposição genética para coagulação –, ultrassonografia, venografia, Eco Color Doppler, tomografia e ressonância magnética.

Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas

Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas

Leia Mais
Mutirão Agora tem Especialistas faz mais de mil cirurgias em todo país

Mutirão Agora tem Especialistas faz mais de mil cirurgias em todo país

Leia Mais
Pesquisa com coautoria da USP pode avançar tratamento de doença rara

Pesquisa com coautoria da USP pode avançar tratamento de doença rara

Leia Mais
Conforte-se Caxias do Sul com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Conforte-se Caxias do Sul com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Leia Mais
A saúde do coração como aliada da performance: a importância do acompanhamento cardiológico para atletas com o Dr. Daniel Barbosa

A saúde do coração como aliada da performance: a importância do acompanhamento cardiológico para atletas com o Dr. Daniel Barbosa

Leia Mais
Envie