Home Música Agenda Trio Zaravi realiza nesta quinta (1º) o último show do projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”
Agenda

Trio Zaravi realiza nesta quinta (1º) o último show do projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”

Envie
Trio Zaravi realiza nesta quinta (1º) o último show do projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”
Envie

O grupo paulista Trio Zaravi se apresenta nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na cidade de Guaxupé, Minas Gerais, com o show do projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”.

O show traz a essência da alma brasileira e a sua diversidade através da música instrumental, com composições e arranjos que combinam rusticidade e requinte. A apresentação que acontece no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” e terá entrada gratuita.

Com Dalga Larrondo no zarb e percussão, Bruno Menegatti nas rabecas e Thiago Rossi na viola, o Trio Zaravi transporta o ouvinte a uma experiência atemporal, ilustrativa de uma cultura viva e seu rico processo de transformação, com o repertório destacam compositores brasileiros contemporâneos como Almir Sater, Levi Ramiro, Anderson Baptista, Zé Gramani, entre outros.

Este é o último show da série iniciada na cidade de Cosmópolis, onde surgiu o projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”. O Trio Zaravi escolheu a cidade mineira de Guaxupé para encerrar as apresentações deste ano.

A Viola Caipira e suas possibilidades

A viola caipira, um instrumento brasileiro, marcado pela representatividade em manifestações populares e transmissão de conhecimento através da oralidade, vem ao longo dos tempos ganhando novos espaços e cenários no país. Desde 2005, a viola está na Academia, com a criação do primeiro curso de música, com bacharelado em viola caipira, pela USP (Universidade de São Paulo). Diante deste cenário, esse instrumento passa a transitar em diversas manifestações e segmentos musicais diferentes. Ao mesmo tempo em que o instrumento vem conquistando novos horizontes, não se pode negar as raízes.

Segundo o violeiro Thiago Rossi, tocar um instrumento pode ser algo que fortalece as pessoas, nas suas identidades, amplia repertório de vida, desenvolve competências numa fase de construção de identidade. “Acreditamos que o domínio de um instrumento musical, é mais completo quando o foco do ensino é voltado às tradições inicialmente. Valorizando e utilizando técnicas e repertórios tradicionais, só faz aumentar a possibilidade de criação do novo. Se conectar às origens para então traçar novos caminhos”, afirma.

Mais que uma série de shows, o projeto, que tem o incentivo federal, através do Ministério do Turismo, oferece aulas de viola na Escola Municipal de Música de Cosmópolis, Villa Musical, em parceria com a secretaria de educação e patrocínio da Stoller do Brasil.

Trio Zaravi

Nos últimos anos, o trio tem participado de inúmeros projetos, entre formação solo ou em colaboração com outros artistas, a exemplo de Gabriel Sater, João Paulo Amaral e Ricardo Matsuda.

Dalga Larrondo, Bruno Menegatti e Thiago Rossi estão envolvidos diretamente com a educação, em que imprimem um viés educativo ao trabalho, o que possibilitou a participação em projetos com a Orquestra de Violas das Oficinas de Música Caipira de Joaquim Egídio, com a Cia de Dança de Campinas no projeto Dança e Cidadania, e em oficinas musicais com o Projeto Primeira Nota em Campinas.

Atualmente, encontra-se no processo de finalização de seu primeiro CD.

Zavari é

Jão Dalga (zarb)
Bruno Menegatti (rabecas)
Thiago Rossi (violas)

Mais informações: www.instagram.com/zaravitrio.

Neto & Felipe apresentam “Essência” em Jales (SP)

Neto & Felipe apresentam “Essência” em Jales (SP)

Leia Mais
Banda Star Beatles sobe ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis

Banda Star Beatles sobe ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis

Leia Mais
Thiago Miranda recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília

Thiago Miranda recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília

Leia Mais
Transformações na comunicação: ACI promove debates em Chapecó e Florianópolis

Transformações na comunicação: ACI promove debates em Chapecó e Florianópolis

Leia Mais
iLab Segurança apresenta 9 propostas infraconstitucionais para  a PEC da Segurança Pública

iLab Segurança apresenta 9 propostas infraconstitucionais para  a PEC da Segurança Pública

Leia Mais
Envie