Agenda

Trio de violão se apresenta na Casa Museu Ema Klabin

Trio de violão se apresenta na Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Violão e Ponto, recebe o trio Elipsoidal com o espetáculo 18 Strings. A apresentação acontece no sábado, 9 de abril, às 16h30, com entrada franca. São 60 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu. O trio de violonistas apresentará obras do primeiro álbum lançado em 2020, Elipsoidal plays Barbieri and Schneiter, e do single 18 Strings, com obra inédita de autoria do conceituado compositor Sérgio Roberto de Oliveira. O single 18 Strings também será lançado nas principais plataformas digitais.

“O público poderá ouvir desde 18 Strings, que é a obra de estética mais moderna, até a Crônica Breve, que foi composta sob certa influência da música contrapontística e estilo imitativo tradicionalmente Europeu, com elementos da cultura africana”, explicou o violonista Alberto Guedes, que fundou o trio Elipsoidal, junto com o também violonista Breno Chaves.

 

Música brasileira de concerto

Fundado em 2018, o trio Elipsoidal foi criado com o objetivo de divulgar a música brasileira de concerto para trio de violões, através de um repertório inédito e de obras já consagradas para essa formação. “Procuramos tocar músicas não muito divulgadas por outros grupos e acreditamos que esse seja o diferencial do nosso projeto. Para formar o repertório, tivemos a colaboração de colegas violonistas, o Luis Carlos Barbieri nos enviou praticamente todo o repertório de compositores cariocas, como Crônica Breve, Suíte Baiana 2 e 18 Strings (as duas últimas inéditas);  e Geraldo Ribeiro nos mandou sua composição Trio, dedicada a Henrique Pinto”, contou Guedes.

 

Lançamento de obra de Sérgio Roberto de Oliveira  

O Single com a obra 18 Strings, do produtor e compositor Sérgio Roberto de Oliveira (1970 -2017), também será lançado pelo trio Elipsoidal no dia 9 de abril nas principais plataformas digitais como: Spotify, Deezer, Apple Music. Além de um vídeo no canal do Youtube do Trio. A obra 18 Strings foi dedicada à filha de Sérgio Roberto de Oliveira (Laura Campos de Oliveira) e chegou até o trio através do violonista carioca Luis Carlos Barbieri, amigo do compositor.

O single 18 Strings é o segundo álbum do trio, que, em 2020, lançou Elipsoidal plays Barbieri and Schneiter, que conta com 4 faixas: Crônica Breve, de Luis Carlos Barbieri e Suíte Baiana em 3 movimentos, de Fred Schneiter (que também foi a primeira gravação da obra), disponível nas principais plataformas digitais.

O trio Elipsoidal é formado pelos violonistas Alberto Guedes, Breno Chaves e Vinícius BrandãoOs integrantes são premiados em concursos internacionais, e têm experiência em projetos de ponta na divulgação e no ensino da música brasileira, além de serem professores e pesquisadores com intensa atuação dentro e fora do Brasil.

O nome do trio, que veio da matemática, tem um padrinho, o premiado fotógrafo Gal Oppido, que também criou o logo dos músicos.

Além do concerto do Elipsoidal o evento na Casa Museu Ema Klabin contará com um palco aberto, a partir das 15h, dedicado ao violão instrumental e aberto a musicistas de todos os níveis e estilos musicais para tocarem ao vivo e mostrarem suas interpretações.

O espetáculo conta com o patrocínio da Klabin S.A. no âmbito do projeto Fundação Ema Klabin 2021: casa e museu

 

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin

Programa Tardes Musicais

Trio Elipsoidal

9 de abril, 16h30 às 18h

Espetáculo presencial: 60 lugares, ocupação por ordem de chegada.

Transmissão ao vivo no canal do YouTube da Casa Museu

https://www.youtube.com/watch?v=pjS3_V4oGWE

Gratuito*

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP