Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Triatletas mirins de Caucaia fazem limpeza da praia

Publicado

em

Default Featured Image

Ação da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões aproveitou O Dia Mundial dos Oceanos para conscientizar os alunos sobre a proteção dos mares

 

Os triatletas mirins de Caucaia, no Ceará, passaram esta quarta-feira (08) fazendo a coleta de detritos das praias de Cumbuco e Caraí. A ação da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões marcou o Dia Mundial dos Oceanos e teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar os mares.

Antes da coleta, os alunos participaram de uma roda de conversas, para discutir o impacto das ações do homem no meio ambiente e as maneiras de preservar o planeta. A poluição dos rios e mares ganhou destaque, por ser uma realidade mais próxima da criançada do litoral cearense.

“A proposta era coletar o máximo de material que pudéssemos. À medida que recolhemos o lixo, fomos explicando aos alunos sobre o tempo de decomposição de cada produto. Encontramos muitas tampinhas de garrafa de alumínio, e uma grande quantidade de bitucas de cigarro”, contou a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo de Caucaia da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. “Eles curtiram muito, se interessaram e até fizeram uma disputa para ver quem coletava mais lixo. No final, demos um mergulho no mar.”

A ação também está de acordo com o 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que busca a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Aeris Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Fernanda Paradizo / HT Sports Leia Mais

Circuito de Corridas CAIXA chega a Belo Horizonte no dia 14 de dezembro

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana Leia Mais

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega Leia Mais

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega

Após revés na semi, Brasil busca bronze no Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Após revés na semi, Brasil busca bronze no Mundial de vôlei de praia

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana Leia Mais

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.