Home Esportes Triatletas de projeto social paranaense conquistam duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude
EsportesOlímpico

Triatletas de projeto social paranaense conquistam duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Envie
Default Featured Image
Envie

Integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões fecharam competição com prata no revezamento misto, neste sábado (7); Vinícius Sant’Ana foi o campeão individual masculino, na quinta (5)

 

Os jovens talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistaram a prata no revezamento misto dos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022, neste sábado (7). Com o resultado, os paranaenses fecham sua primeira experiência internacional com duas das três medalhas da seleção brasileira na modalidade, em Rosário, Argentina. Na quinta-feira (5), Vinícius Sant’Ana foi o campeão da prova individual masculina.

Como na quinta-feira, devido ao tempo muito frio, o revezamento misto foi disputado em formato de duathlon, com uma etapa de corrida, uma de ciclismo e outra de corrida. Vinícius Sant’Ana foi o primeiro a largar. Na sequência vieram Sophia Gomes e João Mazorca. Fechando a participação brasileira, Júlia Munhoz, do SESI-SP, estava entre as primeiras colocadas, mas tomou uma punição de 10 segundos e ficou de fora da briga pelo ouro.

“Foi uma prova muito disputada, e poucos segundos separaram as equipes no resultado final. Todos tiveram a performance esperada, e encerramos a participação em Rosário com a certeza de que poderíamos ter conquistado o ouro”, destaca Homero Cachel, treinador de Vinícius Sant’Ana e João Mazorca na Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, grupo de alto rendimento do projeto paranaense, e de Sophia Gomes no time de pré-alto rendimento.

Homero Cachel destacou ainda o comportamento competitivo do trio da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “O Vinícius Sant’Ana foi protagonista o tempo todo. Se manteve na liderança tanto na prova individual como no revezamento misto. A Sophia Gomes teve o desempenho que esperávamos dela. É uma atleta ainda em desenvolvimento, em processo de maturação biológica. Diferente dos meninos, está no grupo de pré-alto rendimento e já teve sua primeira experiência internacional. O João Mazorca é mais técnico, seu ponto forte é a natação, por isso o triathlon teria sido melhor para ele. Mesmo assim, cumpriu bem o que estava planejado”, analisou o treinador.

Os três atletas cresceram juntos na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, no núcleo do Colégio da Polícia Militar do Paraná. O projeto, voltado para a formação e inclusão por meio do esporte, também ajuda a descobrir talentos da modalidade. Antes de Vinícius, em 2018, Gabrielle Lemes foi campeã sul-americana júnior, e hoje está entre os principais nomes da nova geração no Brasil.

 

Resultados do revezamento misto

1. Chile – 01h17min31
2. Brasil – 01h17min42
3. Argentina – 01h17min42

Próximo desafio: Sul-Americano de Sprint Triathlon

Vinícius Sant’Ana, João Mazorca e Sophia Gomes terão pouco tempo para descansar, depois dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Os dois rapazes retornarão à Argentina já na próxima semana, para a disputa do Sul-Americano de Sprint Triathlon. Eles terão a companhia do grupo completo da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Gabrielle Lemes, Gabriel Lecheta, Amanda Moro e Alice Tinelli. A competição será realizada entre os dias 14 e 15 em Formosa.

“A expectativa para o Sul-Americano de Formosa é das melhores. Todos os atletas estão em ótima condição de performance”, garantiu o treinador Homero Cachel.

Já Sophia Gomes, do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon, vai para a etapa de Paraty do Circuito Triathlon Brasil Sprint, dia 15, no Rio de Janeiro.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Cross Urbano CAIXA encerra 2025 neste domingo (2) com edição especial no Parque Olímpico da Barra

Cross Urbano CAIXA encerra 2025 neste domingo (2) com edição especial no Parque Olímpico da Barra

Leia Mais
Troféu União das Águas leva trabalho em equipe e inclusão a crianças e jovens neste sábado (1), no Recife

Troféu União das Águas leva trabalho em equipe e inclusão a crianças e jovens neste sábado (1), no Recife

Leia Mais
Promessa de disputa acirrada nos 10km e ações solidárias marcam Circuito CAIXA Fortaleza neste domingo (2)

Promessa de disputa acirrada nos 10km e ações solidárias marcam Circuito CAIXA Fortaleza neste domingo (2)

Leia Mais
Tudo sobre o Park Challenge apresentado pela BB Seguros: duelo histórico agita o Bowl da Costeira em Florianópolis

Tudo sobre o Park Challenge apresentado pela BB Seguros: duelo histórico agita o Bowl da Costeira em Florianópolis

Leia Mais
Depois de sete anos, Uberlândia volta a receber o Circuito Caixa para uma corrida noturna no dia 29 de novembro

Depois de sete anos, Uberlândia volta a receber o Circuito Caixa para uma corrida noturna no dia 29 de novembro

Leia Mais
Envie