Conecte-se conosco

Esportes

Triathlon transforma crianças e adolescentes de Campinas

Publicado

em

Projeto social Escolinha de Triathlon Formando Campeões voltou às aulas esta semana, já mostrando resultados promissores

O triathlon conquistou a criançada de Campinas. Na volta às aulas na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, esta semana, os alunos mostraram muita vontade de aprimorar suas habilidades no esporte. Em poucos meses, o projeto social provocou uma transformação tanto no físico como no comportamento das crianças e adolescentes contemplados.

Referência na formação das categorias de base do esporte, a Escolinha de Triathlon chegou a Campinas em agosto do ano passado. O projeto dá a alunos de escolas públicas entre 8 e 16 anos a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional, de forma gratuita. As aulas foram iniciadas em novembro e beneficiaram 40 crianças e adolescentes.

“Os alunos estão animadíssimos! A evolução física deles é nítidas. Alguns perderam peso, outros aprimoraram a destreza na bike e outros ainda aprenderam a fazer muito bem as transições”, analisa o professor Luiz Henrique Castilho. “Muitos já conseguem fazer as distâncias menores do triathlon, na natação, no ciclismo e na corrida.”

A evolução disciplinar também é notória, ainda mais entre os pequenos. “Agora eles ficam mais quietos durante a aula, respeitam a minha palavra e prestam atenção”, conta Luiz Henrique.

As aulas em Campinas são dadas na Lagoa Taquaral, no Parque Portugal. Observando todas as normas referentes à pandemia de coronavírus, as turmas são divididas em grupos pequenos, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Enquanto a piscina permanece fechada, os treinos seguem focados no ciclismo, corrida e duathlon.

Com a ótima resposta das crianças, o projeto terá um planejamento anual para este ano, focando no aprimoramento das habilidades técnicas dos alunos.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA