Conecte-se conosco

Esportes

Triahtlon “invade a praia” dos surfistas em Caucaia

Publicado

em

Triahtlon "invade a praia" dos surfistas em Caucaia

Cidade praiana, rica em lagoas, rios e dunas, Caucaia é um dos maiores picos para os surfistas do Ceará. A maioria dos garotos locais carrega uma prancha para aproveitar as ondas. Mas a Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, instalada na região desde 2020, já transformou esse cenário, equipando os meninos de praia com bikes, tênis de corrida e a paixão por um novo desafio.

O projeto, referência no desenvolvimento das categorias de base, tem como objetivo educar por meio do esporte. Por isso, oferece a cinquenta alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita.

Para a garotada que encarou o desafio do “nada, pedala e corre”, o surf acabou sendo um aliado. E o triathlon, por sua vez, deu mais resistência física àqueles que já se aventuravam em cima de uma prancha.

“Os meninos que já praticavam surf quando iniciaram no triathlon tiveram um ótimo desempenho, principalmente na natação, com mais capacidade cardiorrespiratória”, destacou a professora Leidy Serafim, do núcleo de Caucaia da Escolinha de Triathlon.

O desafio de superar limites seduziu jovens surfistas como Jailson de Souza para o triathlon. “Eu só tinha visto esse esporte pela TV. Estou achando incrível a resistência que o triathlon dá para completar as atividades, a maneira como ele trabalha o corpo e a mente da pessoa”, destaca Jailson.

Em Caucaia, as atividades da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões começaram em novembro. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira dentro do Centro Municipal de Formação e Avaliação, o CEMFA, obedecendo a todas as normas de saúde impostas pela pandemia de coronavírus, com distanciamento social, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *