Home Estilo e Vida Saúde Transtorno Afetivo Bipolar: o que é e como tratar
Saúde

Transtorno Afetivo Bipolar: o que é e como tratar

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Cerca de seis milhões de brasileiros adultos convivem com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Mais do que uma estatística, o dado divulgado pela Associação Brasileira de Transtorno Bipolar revela a grande quantidade de pessoas que enfrentam, muitas vezes em silêncio, preconceitos e resistência da sociedade em compreender a dimensão e os efeitos que tal transtorno psiquiátrico provoca na saúde mental, visto que o diagnóstico não é fácil de ser realizado pela similaridade com outros transtornos.

O próximo 30 de março é marcado pelo Dia do Transtorno Bipolar, data em que se propõe uma maior sensibilização sobre a doença. Para a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Elenita Sureke, o dia é um convite para “a reflexão desta doença e assim esclarecer melhor sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento”. Mas o que é o transtorno bipolar?

De acordo com Elenita, trata-se de “um transtorno psiquiátrico caracterizado pela recorrência de episódios de mania/hipomania (euforia), depressão e períodos de normalidade do humor. Os sintomas variam conforme a fase da doença. De forma geral, há alteração do humor, do padrão de sono, da energia e pensamento. Em alguns casos, sintomas psicóticos (perda do contato com a realidade) podem ser observados”.

A respeito do diagnóstico e tratamento, a docente revela que o Transtorno Bipolar é clínico, embasado pela história e avaliação do exame mental do paciente. “O tratamento medicamentoso é de suma importância para estabilização do quadro, para isso são utilizados medicamentos estabilizadores de humor. Recomenda-se ainda como essencial a realização de psicoterapia”, diz.

A psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que podem ser usadas em pessoas que buscam lidar com suas emoções e sentimentos de forma positiva, existem vários tipos, porém não é um aconselhamento e também não oferece respostas diretas a questões pessoais, mas sim desenvolve ferramentas e estratégias que ajudem a pessoa a resolver seus problemas pessoais e restaurar a função psicológica e social.

Embora o tratamento farmacológico seja essencial no tratamento do transtorno bipolar, há pacientes que, apesar da correta adesão à medicação, permanecem sintomáticos. Estudos indicam, que independentemente da abordagem utilizada, a psicoterapia deve ser utilizada em associação com o tratamento farmacológico e outros aspectos como hábitos alimentares mais saudáveis, a evitação de substâncias psicoativas como a cafeína, o álcool devem ser consideradas. Dentre os benefícios listados pela profissional, há diminuição na frequência e na duração dos episódios de humor, aumento da adesão à medicação, diminuição nas recaídas e impressões clínicas de melhoras gerais.

“Todos os tratamentos devem ser seguidos pelo planejamento e pela execução a longo prazo, que requer o estabelecimento e a manutenção de uma aliança terapêutica por meio de um bom relacionamento do paciente com sua rede de cuidados (profissionais de saúde, família, cuidador, etc.) que propicie uma relação terapêutica e de apoio”, reforça Elenita.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Leia Mais
Psicanálise lidera buscas entre abordagens psicológicas; confira ranking

Psicanálise lidera buscas entre abordagens psicológicas; confira ranking

Leia Mais
Tratamento da osteoporose exige abordagem integrada

Tratamento da osteoporose exige abordagem integrada

Leia Mais
Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Leia Mais
A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

Leia Mais
Envie