Home Esportes Transformação social é o alvo da Escolinha de Triathlon em Cascavel
EsportesOlímpico

Transformação social é o alvo da Escolinha de Triathlon em Cascavel

Envie
Default Featured Image
Envie

Talento da modalidade descoberto no núcleo de Cascavel, o adolescente Luan mudou sua realidade e é campeão dos Jogos Escolares nos 50m livre da natação

 

Mais do que as medalhas e pódios, a grande conquista da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é fazer do esporte um agente transformador da sociedade. Em Cascavel, o projeto já mudou a vida do jovem Luan da Silva Melo, campeão municipal dos Jogos Escolares do Ceará nos 50m livre da natação.

A história de Luan, de 14 anos, se confunde com a de muitos meninos e meninas de regiões com vulnerabilidade social. Vindo de uma família grande de dez pessoas na periferia de Cascavel, Luan perdeu o pai em 2019. Com o impacto da perda, desenvolveu um comportamento agressivo, que chegou a afastá-lo da Escolinha de Triathlon no início do projeto. Até a intervenção do professor Edvando Pascoal.

“O Luan ficava sempre por perto, vendo os outros alunos treinarem. Um dia, perguntei a ele se queria voltar, e ele disse que sim. Era um adolescente danado, como dizemos por aqui, mas conversamos muito, ficamos amigos, e hoje ele está bem mais disciplinado, gostando do triathlon. É um aluno com muito talento”, conta o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Com a educação como principal bandeira, o projeto exige boas notas na escola para a participação das crianças e adolescentes. E Pascoal batalhou para que o jovem Luan retomasse o caminho da sala de aula. “Sempre oriento ele a não faltar às aulas, a se dedicar. Também estou sempre em contato com a diretora do colégio dele, e conseguimos adaptar as situações.”

Para Lauzineide da Silva Melo, 34 anos, mãe de Luan, o projeto era a oportunidade que o menino precisava para encontrar um novo rumo. “Ele era muito rebelde, e mudou bastante. Está até indo bem na escola”, elogia.

Luan já está classificado para a fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará, em junho, representando Cascavel e a Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “O objetivo do projeto não é competitivo, é social. Ainda assim, eu procuro mostrar para os alunos que, se eles gostarem mesmo do esporte e se dedicarem, o triathlon pode ser uma grande oportunidade”, reforça o professor Edvando Pascoal.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Ilhabela (SP) é destino obrigatória para os maiores nomes da Vela

Ilhabela (SP) é destino obrigatória para os maiores nomes da Vela

Leia Mais
Flotilhas da RGS dominam a raia da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Flotilhas da RGS dominam a raia da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Leia Mais
Clássicos batem recorde na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Clássicos batem recorde na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Leia Mais
Contagem regressiva para a maior festa da vela oceânica da América Latina

Contagem regressiva para a maior festa da vela oceânica da América Latina

Leia Mais
Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

Leia Mais
Envie