Tradição há mais de 30 anos, a Festa de Reis animou o Centro de Lauro de Freitas nesta quinta-feira (6). Em Portão, desfile sai nesta sexta (7)
0

Não houve quem ficasse indiferente ao Terno de Reis Boi Janeiro, que ganhou as ruas do Centro de Lauro de Freitas na noite desta quinta-feira (6). Por onde passaram, os cantadores de reis colocaram todos para dançar e cantar com o boi e a burrinha ao som das fanfarras, elementos de uma tradição que há mais de três décadas faz parte da história do município. A grande homenageada da noite foi Dona Badinha, responsável pela festa em todos estes anos.

Iniciado na Praça da Igreja Matriz, o cortejo foi aumentando à medida que seguia pelas ruas, entre elas a de Edson dos Santos Pereira, um entusiasta da festa e morador do centro da cidade há mais de 40 anos. “Vim de dentro de casa correndo para receber o boi e dar a minha oferta; nem a camisa eu vesti, mas vale a pena porque é muito animado e emocionante. Eu gostaria que continuasse para sempre essa cultura para a gente relembrar os velhos tempos”, afirmou Edson.

Após percorrer as principais ruas do Centro, os cantadores de reis chegaram à casa da grande homenageada da noite. Ao som do hino de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas, Dona Badinha, 79 anos, se juntou à festa, acompanhada pelo filho mais velho, Edmilson Santos Conceição, de 66 anos, que falou sobre a felicidade em ver a mãe ser homenageada.

“Estou muito feliz, porque acho que homenagem tem que ser feita em vida. Desde os dez anos de idade minha mãe faz cultura, por isso estou muito emocionado por assistir ao lado dela uma homenagem tão linda como essa,” declarou.

A importância da festa foi destacada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, André Luís Pereira. “Momentos como estes são importantes, pois reafirmam a história de nosso povo, que deve ser conservada, uma missão brilhantemente cumprida por nossos agentes culturais e mestres de cultura, como Dona Badinha. É um orgulho para nós da administração municipal apoiar e participar de eventos como este. Por conta da pandemia estamos voltando a realizar estas ações com cautela, para seguirmos avançando um passo de cada vez, com toda a segurança.”

A Festa de Reis, que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus Cristo logo após o nascimento, abre o calendário cultural de Lauro de Freitas. No município, mais de 50 eventos calendarizados contam com o apoio da Prefeitura Municipal, iniciativa parabenizada por Sinaldo Pereira, um dos organizadores da festa. Ele agradeceu a administração municipal pelo suporte dado para a realização do evento, que contou com o apoio da Guarda Municipal, de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) e da Polícia Militar.

Portão

Na tarde desta sexta-feira (7), é a vez do bairro de Portão reafirmar a tradição do reisado, com o Terno de Reis Estrela Dalva, comandado por Dona Aidê, que leva a cultura do bumba meu boi.

Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Natanael Kiss

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar