Outro fato relevante é que alguns empregadores podem explorar essa ideia e acabam promovendo uma cultura que espera que os funcionários se dediquem além do necessário porque “amam” seu trabalho. Isso pode justificar horas excessivas de trabalho e diminuir a importância de uma remuneração justa e condições de trabalho razoáveis.
Considerando que interesses e paixões estão também em constante evolução, um emprego que alguém ama hoje pode não permanecer tão gratificante no futuro. A frase de “Confúcio” não leva em consideração a natureza dinâmica dos interesses humanos e a necessidade de mudança e crescimento ao longo da carreira.
Segundo a Dra.Karina Chernacov,, buscar constantemente a paixão no trabalho pode levar à negligência de outros aspectos da vida que contribuem para o bem-estar geral. Pode resultar em uma abordagem de trabalho que consome tudo, deixando de lado o autocuidado, o lazer e as conexões sociais. Quando o trabalho se torna a principal fonte de identidade e realização, contratempos e falhas no trabalho podem ter um impacto negativo mais profundo na saúde mental de uma pessoa.
Embora encontrar paixão no trabalho seja desejável, a frase “quando você ama o que faz, nunca trabalha um dia na sua vida” simplifica demais a natureza do trabalho e pode criar expectativas irreais. Uma perspectiva mais equilibrada reconhece o valor da paixão no trabalho, enquanto também reconhece a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, remuneração justa e os desafios inevitáveis que acompanham qualquer emprego.
Para o bem-estar geral, para a saúde mental quando se pensa em prazer e produtividade é importante saber que trabalhar com o que se gosta pode ser incrível, mas nem sempre a vida nos dá essa chance. Saber o valor de “ligar para a saúde”, das pausas, das férias e dos momentos com a família e os amigos. Saber que a rotina carece de limites, em síntese o trabalho enobrece e enriquece. Ser o melhor é louvável, contanto que não seja negligenciada outras áreas da vida pois o equilíbrio delas garante uma vida mais satisfatória.
Saiba mais sobre a psicóloga Karina Chernacov pelo instagram: