Siga-nos nas Redes Sociais

Agenda Músical

Trabalho no Reino Unido: entre a promessa de estabilidade e os desafios legais

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio às transformações no cenário migratório britânico, o visto de trabalho tem se destacado como uma das portas de entrada mais procuradas por brasileiros que sonham com estabilidade no Reino Unido. No entanto, com o endurecimento das regras, as exigências do Home Office se tornaram cada vez mais criteriosas — especialmente para comprovar que a vaga oferecida a um estrangeiro é genuína.

A advogada Livia Suassuna, especialista em imigração e fundadora da Suassuna Global, explica que o processo de obtenção do Skilled Worker Visa exige duas etapas fundamentais: a empresa contratante precisa ter uma sponsorship licence válida e, depois, emitir um Certificate of Sponsorship em nome do candidato à vaga. Parece simples, mas não é.

“O desafio não está apenas na documentação, mas na comprovação de que a vaga não foi criada apenas para viabilizar a entrada do estrangeiro. O Home Office investiga a natureza da empresa, o histórico da vaga, o perfil do candidato e até mesmo os vínculos entre empregador e empregado”, explica Livia.

Nos últimos meses, houve um aumento de recusas de vistos por suposta fraude ou falta de evidências da “genuinidade da vaga”. E casos em que o empregador tem relação familiar com o imigrante, como irmãos, cônjuges ou amigos próximos são alvo de análises ainda mais criteriosas.

Outro ponto delicado é a exigência de proficiência em inglês e a comprovação de salário-mínimo compatível com a profissão, além de regras específicas para profissionais da área da saúde e do cuidado (care workers), que também sofreram alterações recentes nas políticas de contratação.

“Imigrar por meio do trabalho continua sendo possível, mas é preciso seguir à risca o que determina a lei. O risco de aplicar sozinho ou com conselheiros não qualificados é alto. A recusa de um visto por erro técnico pode significar não apenas uma perda de tempo e dinheiro, mas também a interrupção de um plano de vida ”, reforça a advogada.

A Suassuna Global atende diariamente brasileiros que desejam trabalhar legalmente no Reino Unido, orientando desde o contato com empresas até a estruturação do processo de visto, sempre com base na lei e na realidade migratória atual.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.