Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Termina hoje propaganda de incentivo à participação política da mulher

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Termina hoje (30) a campanha de propaganda institucional promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de incentivo à participação de mulheres jovens e negros na política. As peças publicitárias, de até 5 minutos contínuos, ou não, foram veiculadas diariamente em rádio e televisão.

A Lei nº 9.504/97 possibilitou ao TSE requisitar, desses veículos midiáticos, até 10 minutos diários para divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Pode também ceder parte desse tempo para utilização pelos Tribunais Regionais Eleitorais. A requisição para divulgação vale até 15 de agosto e, depois, nos três dias que antecedem a eleição.

Segundo o tribunal, a regra vale para emissoras de rádio, inclusive comunitárias; emissoras de televisão que operam em VHF e UHF; provedores de internet e para canais de TV por assinatura.

“O tempo geralmente é utilizado para levar orientações ao público que vai às urnas em 2 de outubro e não se confunde com propaganda eleitoral. A legislação prevê que a propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto, e que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV seja iniciada em 26 de agosto”, explica o TSE.

No caso específico da campanha de incentivo à participação de mulheres, jovens e negros na política, a legislação dispõe que, “no período entre 1º de abril e 30 de julho dos anos eleitorais, o TSE promova, em até 5 minutos diários, contínuos ou não, propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer cidadãs e cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro”.

 

Ag. Brasil

Senado marca sabatina de Messias para 10 de dezembro Leia Mais

Senado marca sabatina de Messias para 10 de dezembro

Falta integrar polícias contra facções, diz promotor que investiga PCC Leia Mais

Falta integrar polícias contra facções, diz promotor que investiga PCC

Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique Leia Mais

Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique

Ministros de Lula defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro Leia Mais

Ministros de Lula defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão Leia Mais

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.