O isolamento social apresentou aos brasileiros uma nova forma de viver o lar. Com mais tempo dentro de casa, foi possível observar com mais cuidado quais melhorias poderiam ser promovidas e, dessa maneira, os itens de decoração e organização ganharam protagonismo. Acompanhando essa tendência e disposta a se consolidar nesse promissor mercado, a Telhanorte, pertencente ao maior grupo de lojas de materiais de construção do Brasil, ampliou estrategicamente o seu mix de produtos, a partir de pesquisas e inspirações, registrando crescimento na ordem de dois dígitos.
Inspiração na moda. Por meio de estudos do comportamento de consumo dos brasileiros nos últimos anos e da identificação de itens de desejo, a Telhanorte incorporou ao portfólio sete novas famílias de produtos de decoração e organização – já encontrados nas 42 lojas da rede, localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná – visando impactar os clientes e tornar a experiência de compra ainda mais completa, permitindo construir, reformar e agora com mais alternativas para decorar e organizar.
“Tivemos como base o conceito fast fashion, em que propomos produtos, cores, designs, texturas e estampas que estão em alta em todo o mundo, porém com um preço acessível e uma renovação em curtos períodos do sortimento dos itens. A ideia é que, aos poucos, possamos democratizar a decoração do lar entre o nosso público, pois sabemos que os brasileiros amam renovar a casa, mesmo que seja com apenas um item diferente na composição do ambiente”, destaca a coordenadora de mercado de decoração e organização da casa na Telhanorte Tumelero Lívia Chervezan, que tem graduação em Moda e acumula experiências em outras frentes e que pôde acrescentar seu conhecimento nessa transformação da rede.
O conceito fast fashion já está consolidado no meio da moda e Lívia aposta nessa tendência para ganhar espaço na decoração, pois o crescimento do interesse dos brasileiros por essa área é marcante. De acordo com uma pesquisa do Grupo Consumoteca, consultoria focada no comportamento do consumidor, 55% das pessoas da classe A e 39% da classe C fizeram alguma mudança na decoração em 2020. “Atualmente, a Telhanorte é referência em categorias ligadas à reforma e construção, como pisos e revestimentos, tintas e louças, mas acreditamos que podemos nos destacar também com a linha de produtos decorativos, acompanhando as principais novidades e tendências do setor e ouvindo sempre os nossos clientes, que são talvez o ponto mais importante neste processo de consolidação”, afirma Lívia.
Para cada cantinho. Completo, o mix conta atualmente com mais de 4 mil produtos, entre eles, cestarias, produtos decorativos para quartos, capachos, adornos decorativos, cabideiros, relógios e tapetes para banheiros, salas e cozinhas. “Além de disponibilizarmos os produtos, ampliamos a exposição da área nas lojas, destacando também algumas ambientações para que os nossos clientes possam visualizar com mais atenção como aquele determinado item pode ser harmonizado em seu lar”, reforça a especialista.
Um dos desafios da Telhanorte é de desvincular a imagem de home center voltado somente para materiais pesados para construção e reforma. Parte da estratégia envolve as demais categorias. Recentemente, a rede apresentou sua primeira linha de iluminação assinada por designers renomados, com uma proposta similar a que foi adotada com a categoria de decoração e organização, com produtos que priorizam visual moderno e excelente custo-benefício.
“Um aspecto que levamos muito em consideração é a presença em massa do público feminino em nossas lojas. Na decoração, certamente o percentual chega a 90%. Em uma loja de materiais de construção, identificamos que há mais de 75% de mulheres como nossos clientes, o que é determinante para que possamos definir o mix de produtos, exposição, preparação dos vendedores e até mesmo a organização das gôndolas nas lojas. Também ampliamos as opções nos nossos sites, já que esse canal, assim como em outros setores, apresentou incremento de vendas acentuado ao longo da pandemia”, conclui Lívia.